Uma janela sobre o mundo bíblico

Quero saber sobre a sarça ardente.



  • Pergunta de Agnaldo, tubarao
  • 83576
  • 07/09/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Moisés | Êxodo


Quero saber sobre a sarça.

A narração do intervendo de Deus para libertar o seu povo da opressõa dos egípcios começa com o episódio da sarça ardente. Por sua vez, esse episódio marca o início da vocação de um Moisés que tem medo de colocar-se como chefe do povo hebraico (Êxodo 3): Moisés estava apascentando o rebanho do sogro, Jetro, quando, no deserto, no Horeb, encontra Deus, numa chama de fogo, do meio de uma sarça.

O significado deste encontro transcende os dados materiais, ou seja, o fogo, o Horeb e a sarça. A sarça, em si, não significa nada, exceto o material combustível. O importante aqui é o Horeb e o fogo. É neste encontro que é revelado o nome de Deus (“Eu sou aquele que é” – Versículo 14). A montanha do Horeb é um outro nome para o Sinai. Sabemos bem que, depois da saída do povo do Egito, será naquela montana que Deus se revela, através dos mandamentos, ao seu povo. Portanto é o lugar privilegiado do encontro com Deus. Aliás, a montanha em modo geral representa proximidade com Deus. Além disso temos a presença do fogo, sinal inconfundível da epifania do Senhor.

Tendo presente os elementos citados acima, fica claro o significado da “sarça ardente”: de um lado temos a presença ativa de YHWH, que queima; do outro é evidenciada a característica inefável do seu ser: ninguém pode “pegá-lo”, sejam pessoas, povos ou igrejas. De Deus sabemos pouco e para falar dele precisamos reduzi-Lo às nossas dimensões. E quanto mais alguém O conhece, mas se dá conta de estar longe dele. Poderíamos dizer que Deus pode ser narrado, mas não descrito, definido. É esse o ensinamento que traz a vocação de Moisés.

83576 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook