Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem era o discípulo que conhecia um sacerdote e entrou no palácio e depois falou com a engaregada da porta e levou a pedro para dentro?



  • Pergunta de Edlene Lourenço Xavier, Barretos
  • 10838
  • 13/07/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Paixão | João |


Esse episódio aconteceu durante a Paixão de Cristo, quando Jesus, preso, foi levado para a casa do Sumo Sacerdote (Mateus 26,69-75; Marcos 14,66-72; Lucas 22,54-62 e João 18,12-15). Faz parte da narração que conta o fato de Pedro ter negado Jesus 3 vezes, antes do galo ter cantado.

O único evangelho que fala da situação que você menciona é aquele de João. Diz o texto do 4 Evangelho

15. Ora, Simão Pedro, junto a outro discípulo, seguia jesus. Esse discípulo era conhecido do Sumo Sacerdote e entrou com Jesus no pátio do Sumo Sacerdote. 16 Pedro, entretanto, ficou junto à porta, de fora. Então, o outro discípulo, conhecido do Sumo Sacerdote, saiu, falou com a porteira e introduziu Pedro.

 

De acordo com as palavras da Bíblia não sabemos que é este "outro discípulo". Todavia sabemos que João no seu Evangelho fala assim de si mesmo. Usa, por exemplo, no capítulo 20 a expressão "o outro discípulo, que Jesus amava". Esse discípulo "que Jesus amava" aparece outras vezes no Evangelho de João: 13,23; 1926; 20,1-10; 21,7.20). A tradição cristã identificou esse discípulo anônimo com o próprio João, apóstolo e evangelista. De fato o seu nome "João" não aparece nunca no quarto Evangelho. Ele não poderia ficar completamente fora do texto, visto que nos outros 3 evangelhos ocupa um lugar de primeiro plano.

10838 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook