Uma janela sobre o mundo bíblico

Os Significados da Palavra Amém



  • Estudo
  • 72312
  • 17/07/2011
Carlos Augusto Vailatti

Leia mais sobre Amém |


AmémExistem algumas palavras e expressões que simplesmente nos impressionam pelos seus significados. E, certamente não cometeremos nenhum engano, se incluirmos entre elas a palavra bíblica “Amém”. A palavra “Amém” aparece pela primeira vez no Antigo Testamento em Números 5.22 e pela última vez no Novo Testamento em Apocalipse 22.21.

 

Entre os seus significados, “Amém” pode ser traduzida como:

 

1) “Verdadeiramente, De Fato, Assim Seja”. Aqui, a palavra exprime uma afirmação certa em resposta a algo que foi dito, além de expressar também concordância com relação ao conteúdo do que foi falado.

 

2) Além disso, a palavra “Amém” – segundo o Talmude (Shabat 119b) – é um acrônimo formado pela primeira letra das palavras hebraicas “El Melech Neeman”, cuja tradução é: “Deus é um Rei Confiável”. Esse último significado nos traz duas lições maravilhosas:

 

a) “Deus é Rei”. Isso nos faz pensar no fato de que o Senhor está no trono, reinando soberanamente (1 Reis 22.19; Salmos 11.4; 45.6; 97.1; Apocalipse 20.11 etc). Deus, depois de criar todas as coisas, não entregou a Sua criação à própria sorte, deixando-a a deriva. Muito pelo contrário, o nosso Deus exerce o Seu governo e o Seu domínio sobre tudo e sobre todos, inclusive sobre a sua própria vida, leitor! Por isso, não há motivos para se preocupar, pois o nosso Rei tem em Suas mãos as rédeas da história e o controle absoluto de tudo, incluindo aqueles problemas e situações da vida que tiram a nossa paz e nos deixam apreensivos. Portanto, não se preocupe com relação a estas coisas, porque Deus está no comando da sua vida!

 

b) “Deus é Confiável”. Em meio a tantas incertezas e desconfianças da vida, uma coisa é certa: “Nós podemos confiar em Deus!”. Homens podem nos decepcionar, igrejas e ministérios podem nos desiludir e líderes eclesiásticos podem nos desapontar, mas o Senhor não! Jamais! O apóstolo Paulo exemplificou isso muito bem, ao dizer: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam (...). Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me (...) e fiquei livre da boca do leão” (2 Timóteo 4.16,17). Sendo assim, ouse confiar em Deus, pois Ele jamais irá te desapontar! 

 

Ora, Àquele que reina e é confiável, sejam o louvor, a majestade e o domínio para todo o sempre!

 

Leia o artigo no BLOGDOVAILATTI

72312 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook