Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber o significado do meu nome Márcia. Porque na Bíblia, tem uma parte que mostra que Deus mudou o nome, por exemplo o de Abrão para Abraão, que é "pai das nações". Teria como saber o meu?



  • Pergunta de Márcia, Miguel Pereira
  • 34633
  • 12/10/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Nomes |


Você tem razão, Márcia: o nome na Bíblia tem um significado importante. Muitas vezes o nome de uma pessoa retrata dados biográficos da sua própria vida ou da vida da família. Basta pensar, por exemplo, no profeta Isaías. Ele deu nomes aos filhos em base a mensagens que Deus enviava ao povo (Isaías 7,3; 8,1-4). O próprio nome ‘Isaías’, Deus salva, tem uma íntima ligação com a vocação do profeta. Do mesmo modo também é verdade que já no passado os pais escolhiam os nomes dos seus filhos em base ao próprio gosto, como se faz hoje. Por isso é necessário relativisar um pouco o romanticismo que se criou em em relação aos nomes bíblicos.

Por outro lado a Bíblia muitas vezes dá impressão de ver no nome das pessoas uma encarnação de uma palavra de Deus, que condiciona a pessoa que tem tal nome a identificar a própria vida com aquilo que o nome significa. Nesse sentido a idéia de nome na Bíblia é diferente da nossa, que considera o nome apenas como uma etiqueta.

Considerando a Bíblia em detalhe, descobriríamos que existem diferentes aspectos inerentes ao ato de escolher um nome para uma pessoa. Por exemplo, esse nome pode ser dado em base a um determinado estado, como é o caso de Eva, nome dado por Adão. Em prática, em português feio, poderíamos dizer que o homem se chamava “Macho” (ish) e a mulher, segundo Adão, deveria chamar-se “Macha” (isha), pois era seu complemento. Além desse exemplo, o nome podia ser dado por causa de uma determinada motivação, de um acontecimento, de uma cirscuntância, de uma mudança (Isha (“Macha”) se torna Eva (Mãe de todos os viventes)), de uma missão (profetas, Pedro), etc. O caso de Abraão, que você cita é significativo. No início seu nome era Abram, que significa “Grande Pai”. Era um nome irônico, pois ele não havia filhos. Em Gênesis 17 sabemos que o seu nome se transforma a partir do momento que lhe é garantida uma descendência e passa a se chamar “Avraham”, “pai de muitos”.

Respondendo diretamente à sua pergunta, o nome Márcia não aparece na Bíblia. Trata-se de um nome latino, romano, que se inspira no deus Marte.

34633 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook