Uma janela sobre o mundo bíblico

Como se chama a pessoa que substituiu Judas, o Iscariot, como apóstolo?



  • Pergunta de Crislaine Pereira, Cáceres
  • 61340
  • 01/09/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apóstolos | Matias | Atos dos Apóstolos


Olá Crislaine Pereira.

Não é difícil de localizar na Bíblia esta resposta. No livro dos Atos dos Apóstolos logo em seu capítulo 1 encontramos a preocupação de Pedro em encontrar um substituto para Judas Iscariot, que havia se enforcado. O Texto descreve a situação de Judas, aquele que foi o guia dos que prenderam Jesus. O dinheiro do seu crime (30 moedas) foi empregado para a compra do chamado campo “Aceldema”.ou Campo de Sangue. Depois é narrada a forma como foi escolhido seu substituto.

 

Assim foi escolhido Matias.

O grupo dos 120 apóstolos reunidos apresentou para Pedro dois nomes José chamado Barsabas e Matias. Eles eram profundos conhecedores de Jesus desde o Batismo de Jesus por João e acompanharam sua vida de pregação. O grupo dos apóstolos pediu em oração a Deus o discernimento entre os dois nomes. Lançaram sorte e a sorte caiu sobre Matias, que passou a substituir Judas Iscariot. A narrativa aconteceu dias antes de Pentecostes no ano de 33 d.C. Este tipo de escolha: lançar sorte é considerado por muitos estudiosos como um modo arcaico e foi a última vez que o grupo dos apóstolos utilizaram.

 

Concluindo: o texto Bíblico que confirma a pessoa de Matias.

Os Atos dos Apóstolos 1,21-22 indica que Matias foi seguidor de Jesus durante todo o Ministério Público (3 anos de meio) estava muito próximo dos 12 apóstolos. Presume-se que ele era um dos 72 escolhidos por Cristo conforme o relato de Lucas 10,1

“Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois e, dois a dois, enviou-os a sua frente a toda a cidade e lugar aonde ele próprio devia ir”

Matias escolhido por sorte pelos 120 discipulos, passa ser contado entre o número dos "doze apostolos " , já sendo incluído seu  o nome Matias ocupando o lugar deixado por Judas Iscariot.

61340 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook