Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria que falassem do orgulho com base bíblica.



  • Pergunta de ana paula, Sao Joao de Meriti
  • 25172
  • 15/05/2008
Luiz da Rosa

O orgulho, entendido como soberba e arrogância – pode ser também sinônimo de dignidade – é considerado pela tradição como um dos 7 pecados capitais.

A Bíblia, obviamente, vê no orgulho uma característica que afasta de Deus. De fato já no Antigo Testamento temos o exemplo de Ezequias. O livro das Crônicas diz: Por aqueles dias, Ezequias caiu doente e esteve a ponto de morrer. Implorou a Deus que lhe falu e lhe concedeu um milagre. Mas Ezequias não correspondeu ao benefício recebido, seu coração se orgulhou e a ira se abateu sobre ele, sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, humilhou-se do orgulho de seu coração, assim como os habitantes de Jerusalém; a ira de Iahweh cessou de abater-se sobre eles, durante a vida de Ezequias. (2Crônicas 34,24-26).

Também os Salmos lembram quão importante seja estar longe do orgulho, sobretudo o Salmo 119, que opõe o orgulho à prática da Lei.

O livro dos Provérbios contém diversas máximas sobre o orgulho:
1. detesto o orgulho e a soberta, o mau caminho e a boca falsa (8,13)
2. Onde tem orgulho, tem desprezo, mas ocm os humildes está a sabedoria (11,2)
3. O orgulho só causa discórdia; a sabedoria está com os que se deixam aconselhar. (13,10)
4. O orgulho precede a ruína, e o espírito altivo, a queda. (16,18)
5. Orgulhoso, soberbo, , seu nome é ‘zombador’. Ele age no ardor do seu orgulho. (21,24)
6. O orgulho do homem o humilha, mas o pobre de espírito torna-se honrado. (29,23)

Também os profetas contestam o orgulho do povo, que afasta de Deus. Isaías diz: O orgulho do homem será humilhado, a altivez dos varões se abaterá, e só Iahweh será exaltado naquele dia. (2,17); Oséias 5,5 anuncia: O orgulho de Israel testemunha contra ele.

Igualmente no Novo Testamento aparece admoestações que visam combater o orgulho. Na Carta aos Romanos: Eles foram cortados pela incredulidade e tu estás firme pela fé; não te orgulhes, mas teme (11,20); A prima carta a Timóteo 3,6 diz que o orgulho incha e em 6,4 afirma que faz com que as pessoas se tornem cegas.

Para contrastar todo esse modo de ser que afasta de Deus nos é proposto o exemplo da humildade do próprio Cristo, em Filipenses 2,6-8: Ele, estando na forma de Deus não usou de seu direito de ser tratado como um deus mas se despojou, tomando a forma de escravo. Tornando-se semelhante aos homens e reconhecido em seu aspecto como um homem abaixou-se, tornando-se obediente até a morte, à morte sobre uma cruz.

25172 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook