Uma janela sobre o mundo bíblico

O livro dos Atos dos Apóstolos poderia ter recebido outro nome? Qual?



  • Pergunta de Adeildo, Hortolândia
  • 9110
  • 07/09/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Atos dos Apóstolos |


O livro dos Atos dos Apóstolos dá continuidade ao evangelho segundo Lucas. Praticamente seria um livro só em duas partes. Não podemos querer classificar o livro dos Atos dos Apóstolos como um livro histórico, embora assim se pareça. O que encontramos nele é a caminhada das primeiras comunidades cristãs. Também o livro é marcado com uma característica muito peculiar limita-se a seguir os passos empreendidos por Pedro na primeira parte e depois os passos de Paulo.

 

Períodos narrativos dos Atos

Período de Pedro: Eles vão até a reunião que aconteceu em Jerusalém, isto vai até o capítulo 15 de Atos.

Período de Paulo até a chegada em Roma. (At 28,16-31)

 

O título recebido

Somente bem mais tarde de ter sido escrito o livro recebeu o nome de Atos dos Apóstolos. Entretanto olhando em seu conjunto ele não é tão exato. Seria muito melhor para a compreensão se fosse simplesmente dado o título de “Atos de Apóstolos”, pois os dois personagens que são descritos são os apóstolos Pedro e Paulo. As estatísticas nos apresentam Paulo como o personagem principal com 125 vezes citado e Pedro com 53 citações.

 

Concluindo

A narrativa histórica encontrada no livro dos Atos dos Apóstolos mostra os 30 anos iniciais das comunidades cristãs. Tem início na Ascensão de Jesus até o momento em que Paulo chega a Roma, segundo as estimativas em torno do ano 60. Muitos concluem seus comentários afirmando que o autor com a narrativa de Paulo em Roma, mostra que Paulo estava cumprindo seu objetivo, chegar aos “confins do mundo” (At 1,8). Estes “confins do mundo” seria Roma.

9110 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook