Uma janela sobre o mundo bíblico

O Antigo Testamento vai desde a criação do mondo até à vinda de Cristo. De que fala o antigo testamento?



  • Pergunta de Sonia, France
  • 21570
  • 19/10/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Antigo Testamento |


Resumir aquilo que diz o Antigo Testamento é tarefa difícil. A nível de história, você já sugere a sua abrangência na mesma pergunta: do início da humanidade até os tempos de Cristo. Porém a história é importante apenas como lugar da ação de Deus. Talvez este seja o cerne do Antigo Testamento: Deus age na história, faz aliança, primeiro com toda a criação e, finalmente, com o povo de Israel, chamando Abraão para sair da sua terra, Mesopotâmia, e dirigir-se a uma terra desconhecida, que será a terra do povo que Ele escolhe para dispensar os seus benefícios, ou seja, Israel.

Portanto o Antigo Testamento conta a história de Deus que ‘conversa’ com o seu povo, com Israel. Durante esse diálogo, realizam-se diversas etapas: Deus cria, revela-se, estabelece alianças, o povo peca, é castigado e nasce a esperança. Muitos personagens passam sobre o palco do Antigo Testamento: os patriarcas, os juízes, as tribos, os reis, os profetas, o Messias como promessa, que se realiza no Novo Testamento.

Para entender o Antigo Testamento, na sua complexidade, é melhor lê-lo. Para a leitura, siga as sugestões dada pela Ombretta

21570 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook