Uma janela sobre o mundo bíblico

Segundo a vontade de Deus, em quanto tempo o povo de Israel deveria chegar na Terra Prometida? Como foi a conquista da misteriosa Terra Prometida?



  • Pergunta de João Atanazio Filho | Antonio Carlos Ortega, Aracajú / Vitória
  • 13224
  • 29/11/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel |


A promessa é sobretudo uma metodologia usada por Deus para ensinar aos homens a confiança. Deus cumpre suas promessas, mas com a condição que o homem lhe obedeça. Ao mesmo tempo os protagonistas da história da salvação sabem que Deus pode ser fiel àquilo que promete. E esse é o fundamento mais seguro da confiança humana em Deus.

No Antigo Testamento a Terra é uma questão central. Ela, primeiro de tudo, é prometida a Abraão, em forma de uma nação: Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. (Gênesis 12,1-2). Mais tarde, quando os hebreus eram escravos no Egito, o desejo da terra é ainda latente. Então Deus chama Moisés para libertar o seu povo e lhe conta a sua intenção: Vi a miséria do meu povo que está no Egito. (...) Por isso desci a fim de libertá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir desta terra para uma terra boa e vasta, terra que mana leite e mel. (Êxodo 3,7-8). Essa mesma terra é descrita com mais detalhes em Deuteronômio 8,7-10: Eis que Iahweh tue Deus vai te introduzir numa terra boa: terra cheia de ribeiros de água e de fontes profundas que jorram no vale e na montanha; terra de trigo e cevada, de vinhas, fiqueiras e romãzeiras, terra de oliveiras, de azeite e de mel; terra onde vais comer pão sem escassez – nela nada te faltará! – terra cujas pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás o cobre. Comerás e ficarás saciado, e bendirás a Iahweh teu Deus na terra que ele te dará.
A saga da caminhada do povo pelo deserto é descrita a partir do livro do Êxodo até o livro do Deuteronômio, que termina com a morte de Moisés e com o povo ainda fora da Terra Prometida. A conquista da terra é contada pelo livro de Josué.

Não se sabe direito se Israel conquistou definitivamente a terra ou não, e muito menos quanto tempo levou para chegar até ela. Os livros históricos usam várias vezes a expressão De Dã à Berseba (Juízes 20,1:1Samuel 3,20; 2Samuel 3,10) para descrever as fronteiras da terra de Israel. Mas não sabemos se isso algum dia foi realidade ou apenas um ideal. Por isso é difícil falar de tempo. Com certeza Deus não estabeleceu tempos para realizar a sua promessa, mesmo se várias vezes é mencionado o período de 40 anos (Deuteronômio 29,5: quarenta anos vos fiz andar pelo deserto). O tempo de Deus é diverso do nosso.

As promessas de Deus têm, além do mais, uma índole perene; ainda não se realizaram completamente. Por que elas exigem a nossa cooperação, há sempre algo a fazer para torná-las realidade. De fato, em relação à terra, o apóstolo Pedro diz em sua carta: Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (Pedro 3,13).

13224 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook