Uma janela sobre o mundo bíblico

De que profeta do Reino do Norte Joel foi conteporâneo e teve uma grande amizade?



  • Pergunta de Raquel, goiânia
  • 11325
  • 24/10/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Joel | História de Israel |



Raquel, a única informação que sabemos sobre o profeta Joel (“Yahweh é Deus”) se encontra no primeiro versículo do seu pequeno livro, que indica que foi escrito por ele, que era filho de Petuel. Portanto podemos afirmar que não sabemos de nenhuma amizade do profeta com qualquer rei.



Quanto à data de seu ministério, existem apenas hipóteses dos biblistas e nenhum dado garantido. Alguns dizem que o livro é ambientado no século IV antes de Cristo. Nesse caso não temos mais os reinos de Israel e Judá. Outros, invés, defendem que viveu no IX século antes de Cristo, provavelmente no tempo do rei Joás, de Judá, por volta dos anos 835-805 a.C. Tal hipótese se baseia no fato que Joel parece conhecer um episódio narrado em 2Reis 11, quando a adoração a Deus foi restaurada pelo Sumo Sacerdote Joiada. No reino do norte, nesse período tivemos dois reis: Jehu (842-815) e Joacaz (815-801).



Há duas situações que caracterizam o livro, uma praga de locustas e uma grande seca. São duas realidades que aconteciam frequentemente em Israel e que, obviamente, não bastam para situar na história o livro do profeta.



Quanto à mensagem, sublinha-se o tema do “Dia de Yaweh”, citado 5 vezes (1,15; 2,1.11.31; 3,14).


11325 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook