Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o nome do rei que através de um decreto permitiu que os judeus voltassem a Jerusalém e reconstruissem o templo?



  • Pergunta de Marilia Rodrigues Turetta Ligeiro, Muriae
  • 7950
  • 03/11/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Exílio babilônico | Rei Ciro | Esdras


Olá Marília de Muriae!

A pergunta nos remete para o Antigo Testamento no período do Exílio de Israel e Judá na Babilônia. O Rei da Babilônia Nabucodonosor desfechou vários golpes a Jerusalém conquistando e deportando seus habitantes para a Babilônia. Os Babilônios destruíram o Templo, saquearam os seus tesouros e enviaram a população para o cativeiro. O livro das crônicas descreve estes acontecimentos. A população judaica ficou espalhada por todo o império Persa. Somente após muitos anos que os judeus começaram novamente a se organizar e pensar em um possível retorno. Isto só vem acontecer depois da conquista do Império Babilônico por de Ciro II por volta de 539 a.C.

 

Ciro teve uma atuação política diferente dos Babilônios, e permitiu que a maioria das tribos e nações sob o controle dos Persas retornassem aos seus locais de origem.

 

O Edito de Ciro em 539 a.C.

A permissão para os Judeus voltarem a Jerusalém esta registrado no Edito de Ciro, no ano de 538 a.C. Permitindo o retorno dos Judeus para Judá. No livro de Esdras Cap. 1, 2- 4, encontramos os detalhes deste conhecido Edito.

 

Ciro deu a permissão aos Judeus retornarem a Judá e inclusive ajudou-os reconstruírem o templo em Jerusalém e devolveu os objetos sagrados que o Rei Nabucodonosor havia saqueado.

 

O livro do profeta Isaias considera Ciro como aquele que foi ungido por Deus e salvador dos Judeus (Is 45,1).

7950 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook