Uma janela sobre o mundo bíblico

Em que ano surgiram as civilizações da Suméria, Egito e 1º Babilônia?



  • Pergunta de Paulo Vicente Ferreira, Campinas SP
  • 17755
  • 17/05/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Povos bíblicos |


A Suméria normalmente é identificada com a área geográfica que hoje comprende o atual Iraque, o território que vai de Bagdá até o Golfo Pérsico, por onde passam os rios Tigre e Eufrates. Essa região foi habitada dos anos 4500 a 1750 antes de Cristo, por um povo designado como os sumérios. Eles são considerados a civilização mais antiga que tenha existido. Foi nessa região que apareceu a roda (3500 antes de Cristo) e a escritura, cuneiforme (3300 antes de Cristo). A Bíblia foi influenciada pela literatura dos sumérios, sobretudo nos textos do Gênesis, como a criação e o dilúvio. A união dos sumérios com povos nômades deu origem à civilização semítica, da qual fazem parte os hebreus.

Quanto ao Egito, o início da sua história normalmente é colocado por volta do ano 3200 antes de Cristo, quando se uniram o Alto e o Baixo Egito, graças a Narmer, faraó da I Dinastia, embora a civilização egípcia existia já mil anos antes desta data. Ficou independente durante muito tempo, mas depois foi conquistado, primeiro pelos persas, depois pelos gregos, em seguida pelos romanos e finalmente, no século VII da nossa era, pelos árabes.

Babilônia, invés, primeiro de tudo é uma cidade, chamada também de Babel. Situava-se às margens do rio Eufrates, a cerca de 80 quilômetros da atual Bagdá. No seu lugar, hoje existe a cidade de Al Hillah. A partir do II milênio antes de Cristo se torna a capital do império dos amorreus, o império babilonês, com o rei Hammurabi (1700 antes de Cristo), ao qual é atribuído a famosa lista de leis chamada “códice de Hammrabi”. A história do império e de Babilônia é cheia de aventuras: foi destruída pelos hititas, dominada pelos cassitas, pelos elamitas e pelos assírios. Enfim a cidade foi liberada por Nabopolassar, pai de nabucodonosor II, que foi o rei que deportou os judeus em Babilônia (reinou entre os anos 605 e 562 antes de Cristo). Em seguida a cidade foi conquistada pelos persianos (539) e depois, em 331, foi anexada ao império de Alexandre Magno.

17755 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook