Uma janela sobre o mundo bíblico

João Batista era Nazireu?



  • Pergunta de Marcelo Nicodemos, ITajubá MG
  • 20016
  • 21/12/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Nazireus | João Batista |


Olá Marcelo Nicodemos de Itajubá, Mg!

Os fatos relacionados com a vida de João Batista encontramos nos evangelhos. João Batista é o precursor de Cristo, o último dos profetas João Batista anunciou a chegada do Messias com a pregação: “eis o Cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo...” (João 1,29), a Boa nova definitiva.

 O que os Evangelhos nos dizem de João Batista

Ele era filho de Zacarias e Isabel, que o ganharam quando já eram anciãos. Na Bíblia encontramos vários fatos semelhantes, lembro o fato do nascimento de Isaac, (em hebraico filho do riso) em que sua mãe riu do anjo quando anunciou que no próximo ano teria um filho nesta mesma época. Sabemos que Sara era idosa, não podia ter mais filhos. Figuras extraordinárias da Bíblia surgem com um nascimento semelhante ao seu (veja Lucas um)

A introdução do evangelho de Marcos nos fala de João Batista:

“João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados. João se vestia de pelos de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre”.(conf. Marcos 1,4-6).

 João Batista considerado Nazireu?

O que é um Nazireu? Para ser um Nazireu era necessário ser consagrada a Deus, com a determinação e a promessa de seguir alguns preceitos por um período da vida. A descrição em detalhes encontraremos no livro dos Números seis que fala sobre esse voto. Um Nazireu conforme as escrituras devia abster-se de vinho e de bebidas fermentadas, não beber vinagre de vinho ou de bebidas fermentadas, nem tomar suco algum de uvas, e não comer uvas frescas ou secas. (...) Continua o livro dos Números com a descrição durante o tempo de seu Nazireato a pessoa consagrada não rapará a cabeça com navalha; até que se cumpra o tempo pelo qual se consagrou a Iahweh será consagrado e deixará crescer livremente a sua cabeleira. Entretanto existe uma prerrogativa no texto de Números o Nazireato, se trata de um voto temporário, não duradouro. De fato há um ritual, descrito nos versículos 13 e seguintes, para o dia em que findar o voto. Na história Bíblica sabemos que Sansão era Nazireu. No Novo Testameto encontramos o voto de Paulo em Atos 18,18 que afirma:

“Ele havia raspado a cabeça em Cencréia por causa de uma promessa”.

Paulo se tornou um Nazireu, enquanto perdurou este voto (geralmente 30 dias) e entre as obrigações não cortou os cabelos.

 E João Batista como entendemos seu Nazireato?

O texto Bíblico, não descreve a informação precisa que João Batista tenha feito uma promessa de se tornar Nazireu, por um determinado período, entretanto, olhando a descrição do texto bíblico sobre João Batista, eu modo de agir, suas atitudes e modos de vida no deserto, chegamos a concluir que ele realmente tenha feito à promessa e tornado-se Nazireu.

Até poderíamos considerar o texto de Mateus 9, que diz que João e seus discípulos jejuavam com frequência. Segundo as Escrituras a dieta do Nazireu era um estilo de vida que incluía total abstinência de álcool e uma dieta de pouco mais que gafanhotos e mel. Entretanto muitos comentaristas entendem esta passagem como que o jejum que faziam os Judeus para acelerar a vinda do Messias.

 Outro texto de Mateus que nos faz acreditar no Nazireato de João Batista é este:

"Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo:" Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo "Porque este é o aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías, dizendo: 'A voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas" Ora, João estava vestido de pelos de camelo, com um cinto de couro à volta da cintura, e o seu alimento era gafanhotos e mel silvestre" (Mateus 3,1-4).

 Nota: Confira a resposta a pergunta semelhante: Qual o significado de nazireu? Pergunta de Dilma - Alvorada – RS, enviada em 25/09/2011.

20016 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook