Uma janela sobre o mundo bíblico

Uma questão que me incomoda, sobre os dinossauros; queria saber se há alguma explicação sobre o tema, pois que eles existiram é difícil não acreditar, visto que há vários fósseis e esqueletos que comprovam sua existência. Contudo quero saber se a Bíblia tem uma resposta para minha duvida, que é quando eles existiram.



  • Pergunta de Iverson Cesar Lincoln, Santos
  • 18784
  • 26/11/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação |


Iverson, há algum tempo tive oportunidade de falar sobre este assunto (ler). Porém aproveito a ocasião para repetir algumas idéias.

Os dinossauros existiram, pois, como você mesmo afirma, as testemunhanças arqueológicas confirmam isso. Tal verdade não representa uma incongruência com a Bíblia. A Bíblia não fala de dinossauros, mas diz que Deus criou todas as coisas. Portanto também os dinossauros foram criados por Deus. O mesmo poderíamos dizer quanto a outras realidades ausentes das narrações bíblicas. Ela, por exemplo, não diz nada sobre o computador, sobre a era tecnológica. Se é coisa boa (veja o refrão em Gênesis: “e viu que era coisa boa”), a mão de Deus está presente.

O problema de fundo é a criação do mundo contada na Bíblia. O autor bíblico dos relatos da criação tinha uma única preocupação: dizer que Deus é o autor da vida, pai de todas as criaturas, que colocou o homem no centro do seu projeto. Não devemos pensar que a criação aconteceu como contada pela Bíblia. Descrever o “como” as coisas foram criadas não é uma preocupação do autor da Bíblia. Apesar disso, é verdade, o autor sagrado descreve a criação, mas com o conhecimento que ele tinha naquele tempo. Este é o limite do texto da Gênesis. Dele temos que ser consciêntes. “Como” as coisas acontecerem deve ser revelado pela ciência, que não se contrapõe à fé.

Quanto à data da vida dos dinossauros na terra, não há muita dúvida. A paleontologia retém que os dinossauros começaram a aparecer na terra há 230 milhões de anos e viveram até 65 milhões de anos atrás. O homem, porém, segundo estudos de fósseis, é muito mais recente. Ele teria nascido, o assim chamado ‘homo sapiens’, há 150 mil anos atrás.

18784 visitas


A resposta do site se encontra aqui acima.

Eventuais comentérios postados abaixo não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Comentários julgados inoportunos serão removidos.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook