Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantos Joãos existem no Novo Testamento e qual é diferença entre eles?



  • Pergunta de belchior junior, guarulhos
  • 86340
  • 09/12/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre João |


 Olá Belchior Junior! de Guarulhos

O nome João no Novo Testamento não encontramos muitos. Mas dentre eles  destacamos Joãos com uma missão muito grande.

 

Origem do nome:

O nome João (Ioannes) tem seu significado vindo no hebraico Yohanan (significa “YHWH é bom”) e que posteriormente foi transliterado para o grego. No Novo Testamente encontramos os seguintes nomes de João:

1 - João 1,42: Pai de Pedro

2 - Atos 4,6: Membro da família dos sumos-sacerdotes no tempo dos apóstolos

3 - Atos 12,12; 15,37: João Marcos, conhecido normalmente como Marcos,

que escreveu o segundo Evangelho em Roma no ano de 64 d.C.

4 - João apóstolo e evangelista, autor do Evangelho de João, Apocalipse e Carta

5 - João Batista, precursor de Jesus, aquele que Batizou a Jesus.

 Como encontramos apenas cindo nomes de João no Novo Testamento não se torna difícil nomear as diferenças entre eles. Vamos nos ater em três Joãos considerados mais importantes no estudo do Novo Testamento.

 

A figura de João Batista:

João Batista é apresentado como o precursor de Jesus. Aquele que preparou os caminhos viveu em uma época muito perturbada da Palestina, também de muitas expectativas. Encontramos João no deserto de Judá nas cercanias de Jericó no lugar chamado Enon lugar de fontes de águas. João foi aquele que batizou a Jesus. O profeta de João Batista exigia conversão e mudança de vida. Assim o deserto se torna o lugar do encontro com o movimento profético para preparar o caminho da chegada do Messias.

 

O evangelista João

O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discípulo (inicialmente era discípulo de João Batista. Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa.

 

O evangelista João Marcos

João Marcos era oriundo da cidade de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, um companheiro de viagens de Paulo e que Marcos acompanhou Paulo na sua primeira viagem, mas que depois se separou. Encontramos João Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.

Com estes dados expostos acima, podemos perceber algumas diferenças entre eles, João Batista era profeta no deserto e preparava a chegada de Jesus. João evangelista era destacado amigo de Jesus, tornou-se evangelizador no mundo pagão e deixou como legado o evangelho, o apocalipse e as cartas. João Marcos escreve o evangelho e vai testemunhar um Cristo poderoso em atos.

O outro João que aparece é o Pai de Pedro, empreendedor no comercio da Pesca do mar da Galiléia.

86340 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook