Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado dos quatros animais em Apocalipse 4,6?



  • Pergunta de Aline , Ibipora
  • 56014
  • 17/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Simbolismo | Apocalipse


O texto do Apocalipse diz: À frente do trono, havia como que um mar vítreo, semelhnante ao cristal. No meio do trono e ao seu redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e pro trás.

Esse simbolismo é inspirado em Ezequiel 1,5-21. Trata-se de 4 anjos que controlam o governo do mundo físico. Além disso 4 é o número cósmico (os 4 pontos cardeais). Os numerosos olhos simbolizam a ciência universal e a providência de Deus. Eles adoram a Deus e lhe tributam glória por sua obra criadora. Suas formas, como se lê no versículo seguinte (4,7), são Leão, novilho, homem e águia. Essas formas são consideradas símbolos, respectivamente, daquilo que tem de mais nombre, de mais forte, de mais sábio e de mais ágil na criação. Irineu, algum tempo depois, criou a tradição de ver nesses símbolos os 4 evangelistas.

Essas 4 figuras sustentam o trono sobre o qual Deus está sentado. O mais importante é exatamente notar como adoram a Deus, dando a ele glória. O universo se põe a serviço da obra potente de Deus.

Todo o Apocalipse é caracterizada por uma simbologia muito rica, que não tem como objetivo assustar os leitores, mas transmitir uma mensagem de esperança, usando uma linguagem que, embora a nós hoje parece estranha, era muito eficaz e conhecida pelos destinatários do livro.

56014 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook