Uma janela sobre o mundo bíblico

o Espírito Santo é Deus? Pode-se orar ou Espírito Santo?



  • Pergunta de Jose Leite, Marabá
  • 5077
  • 19/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Oração | Espírito Santo |


A tradição cristã diz que o Espírito Santo é Deus, sendo uma das pessoas da Trindade, da mesma natureza divina do Pai e do Filho.

No Antigo Testamento, o hebraico usa a palavra ruah e acrescenta normalmente 'de YHWH': Espírito de YHWH (Isaías 11,2) ou Espírito Santo de YHWH (Isaías 42,1; 61,1s; 63,10-13; Salmos 51,13, Sabedoria 1,5; 9,17). Mesmo antes da criação ele repousa sobre o caos (Gênesis 1,2) e dá vida a todas as criaturas (Gênesis 2,7; Salmos 104,29-30; Ezequiel 37,5-6.9-10). É ele que suscita os juízes (Juízes 3,10) e também Saul (1Samuel 11,6). Doa o discernimento aos juízes (Números 11,17) e sabedoria a José (Gênesis 41,38), mas sobretudo inspira os profetas (Miquéias 3,8).

Um texto de Isaías sublinha como o Espírito será dado ao Messias (Isaías 11,2), mas principalmente Joel (3,1-2) anuncia que, nos tempos messiânicos, ele será mandado a todos. Isso, na tradição cristã, acontece com o Pentecoste, como descrito em Atos dos Apóstolos 2. É o Espírito Santo que dá os carismas (1Coríntios 12,4s: dons das línguas, dos milagres, da profecia, da sabedoria). Ele também dá a força de anunciar Jesus, apesar das perseguições (Filipenses 1,19) e de dar testemunho dele (2Timóteu 1,7s). Além disso, o Espírito Santo intervém nas decisões importantes da igreja nascente: admissão dos gentios na Igreja (Atos 8,29), abolição, para eles, das observâncias legais, missão de Paulo no mundo gentio (Atos 13,2s).

São populares os 7 dons do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5,22).

A Bíblia fala também do dom do Espírito Santo através do batismo, dando a remissão dos pecados (Atos 2,38; Romanos 5,5).

A forma simbólica do Espírito Santo é a pomba, por causa do Batismo de Jesus. Conforme a Bíblia (Mateus 3,16), quando Jesus foi batizado, os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma ponba e vindo sobre ele.

O credo de Niceia, que é uma formulação clássica da doutrina sobre a Trinidade, usou o termo "homoousia" (em Grego: da mesma substância) para definir a relação entre as três pessoas da Trindade. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, sendo por estes espirado. Ele personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus para com os homens.

5077 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook