Uma janela sobre o mundo bíblico

Como se chamavam dois reis dos amorreus que foram destruídos por Israel?



  • Pergunta de Desirée, Rio de Janeiro
  • 13012
  • 08/03/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Conquista do Território | Números


Olá Desirée do Rio de janeiro / RJ!

A derrota dos dois reis amorreus, encontramos em vários livros do Antigo Testamento. Colocaremos o nome dos dois reis respondendo a pergunta e alguns textos bíblicos como exemplo:

1 - A derrota do rei Siom de Hesbom.

O texto do livro dos Números 21,21-26 narra o acontecimento da derrota do Rei amorreu Siom.

“21 Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, a dizer-lhe:

22 Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos para os campos nem para as vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que tenhamos passado os teus termos.

23 Siom, porém, não deixou Israel passar pelos seus termos; pelo contrário, ajuntou todo o seu povo, saiu ao encontro de Israel no deserto e, vindo a Jaza, pelejou contra ele.

24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até os amonitas; porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada.

25 Assim Israel tomou todas as cidades dos amorreus e habitou nelas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.

26 Porque Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que pelejara contra o precedente rei de Moabe, e tomara da mão dele toda a sua terra até o Arnom.”(Nm 21,21-26)

 

2 - A derrota do rei Ogue de Basã.

Basã (em hebraico הבשן ha-Bashan, que significa "a luz da terra") é um lugar bíblico mencionado no livro do Gênesis onde Ogue, o rei de Basã, residia.

No momento da entrada de Israel na Terra Prometida, Ogue saiu em batalha contra eles, porém foi completamente derrotado (conforme o livro dos Números 21,33-35; livro do Deuteronômio 3,1-8).

Esta região ocupava o território de Gileade no sul estendendo-se até o Monte Hermom ao norte, e estava a oeste do rio Jordão e à Salcá ao leste.

 

O livro do deuteronômio 3,1-8 descreve este episódio:

2 Então o Senhor me disse: Não o temas, porque to entreguei nas mãos, a ele e a todo o seu povo, e a sua terra; e farás a ele como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

3 Assim o Senhor nosso Deus nos entregou nas mãos também a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos, até que não lhe ficou sobrevivente algum.

4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que não lhes tomássemos: sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã,

5 cidades estas todas fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos, além de muitas cidades sem muros.

6 E destruímo-las totalmente, como fizéramos a Siom, rei de Hesbom, fazendo perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos.

7 Mas todo o gado e o despojo das cidades, tomamo-los por presa para nós.

 8 Assim naquele tempo tomamos a terra da mão daqueles dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, desde o rio Arnom até o monte Hermom” (Dt 3, 2-8).

13012 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook