Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o versículo chave do livro de Joel?



  • Pergunta de Sirlei, Barcelona
  • 13808
  • 10/03/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Dia do Senhor | Joel | Joel


Olá Sirlei de Barcelona!

Joel um livro profético da Bíblia com apenas quatro capítulos, mas nem por isso deixa de ser importante. Perguntas pela chave de interpretação do livro. Sempre gostei de entender a mensagem Bíblica buscando a chave de compreensão. Diz o ditado com as chaves se entra no interior da casa e pode-se conhecer o que existe. Certamente esta chave de leitura do livro de Joel te ajudará a interpretar corretamente o texto da profecia de Joel.

 

Introduzindo o assunto:

Gafanhotos em quantidade que se tornaram uma praga havia devastado o território de Judá. Joel, filho de Petuel, estava muito preocupado com o acontecido e meditava na calamidade. Pois, neste momento veio a Joel a palavra do Senhor. A partir da revelação da palavra do Senhor Joel tornou um dos grande profeta de Israel e anunciava ao povo as implicações desta grande praga dos gafanhotos. Este livro bíblico denominado com o seu nome registra o discurso profético de Joel a seu povo.

 

Conteúdo da profecia de Joel:

O profeta Joel considera a praga dos gafanhotos que assolou Israel semelhante à invasão de um exercito humano que na passagem vai deixando a terra arrasada (1, 4-12; 2,2-10). Mas Joel tinha conhecimento que através deste ataque Deus estava agindo. Para ele é o exército do Senhor (2,11), o dia da invasão é o dia de Javé, o dia do juízo em que Deus é implacável contra o povo pecaminoso (1,15). Em toda a profecia aparece no final o apelo de conversão como única forma para que Deus se arrependa e abandone o castigo ao Povo de Israel.

Com esta parte introdutória podemos responder a pergunta da indicação da palavra chave da profecia de Joel:

 

Palavra chave: O dia do Senhor.

Poderia ser também julgamento, que esta alinhada com o dia do Senhor ou o dia de Javé.

Conferindo a palavra chave no texto:

1 Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto; (Jl 2,1)

e também...

2 dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração: (Jl 2,1-2)

 

Concluindo:

Deus governa os homens com paciência usando as forças da natureza que ele criou e pela graça para que possamos ser abençoados e não amaldiçoados.

Os homens devem reconhecer seu lugar na obra da criação e proclamar a plenitude do Espírito que esta presente em cada ser humano, e como consequência desta vida no Espírito que possuímos levar todos homens para Deus.

13808 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook