Uma janela sobre o mundo bíblico

A Bíblia diz que Jesus era acompanhado por 3 marias: sua mãe, sua irmã e Maria Madalena, que ele a chamava de companheira. Ele a chamava assim porque era sua esposa.



  • Pergunta de Joana Darc, Curitiba
  • 21567
  • 31/12/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Maria Madalena |


Prezada Joana, provavelmente você ficou que essas questões a partir do filme O Código Da Vinci (The Da Vinci Code) de Dan Brown. Há um pouco mais de um ano estávamos no meio desse furacão. Inclusive tratamos do assunto aqui no nosso site. Sugiro que você leia alguns dos artigos publicados naquele tempo:
* O Código da Vinci e os códigos da vida
* Maria Madalena
* Evangelho de Judas 1
* Evangelho de Judas 2

Naquela época foi ampliamente divulgado que o filme e o romance eram, como sempre acontece com os romances, ficções e que não deviam ser interpretados como históricos. Mesmo se qualquer referência a uma eventual relação entre Jesus e Maria Madalena podem ser encontradas em livros, não significa que isso aconteceu. Os apócrifos que levantam tal possibilidade são escritos tardios e não gozam de nenhuma autoridade histórica. São influenciados por ideologias (gnosticismo) e seus escritos não destam nenhum escândalo entre as pessoas acostumadas com o estudo da história, com autoridades do setor. Provocam impressão apenas às pessoas leigas no assunto e que não têm o cuidado e/ou a oportunidade de estudar o contexto no qual tais afirmações nasceram.

Na Bíblia, em nenhum momento aparece que Maria Madalena é “companheira” de Jesus. Em seguida escrevo os textos bíblicos que falam das diversas marias que aparcem no momento da paixão de Cristo, diante da cruz e na ressurreição. A partir desses textos você mesmo pode tirar suas conclusões. As passagens são tiradas da Bíblia de Jerusalém.

Diante da Cruz
Mateus 27,56

“Estavam ali muitas mulheres, olhando de longe. Haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, a servi-lo. Entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”

Marcos 15,40
“E também ali estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé”

João 19,25
“Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena”

Na ressurreição
Mateus 28,1

“Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro”

Marcos 16,1-2
“Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir ungi-lo”

Lucas 24,10
“Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago”

21567 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook