Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que as pessoas antigamente viviam tanto?



  • Pergunta de José Marques da Costa, Sengés
  • 69010
  • 23/03/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Idade |


Essa pergunta vem do fato que, por exemplo, Matusalém teria vivido 969 anos, segundo Gênesis 5,27. Adão teria vivido 930 anos (Gênesis 5,5). Além dele, na história bíblica os primeiros personagens, de Adão até Noé, como diz a Bíblia, viveram entre 969 e 365 anos. Depois, até Abraão, viveram entre 600 e 180 anos. De Abraão a Josué a duração média de idade é de 180 a 110 anos. Mas também mais tarde, Ioiada, por exemplo, morre com 130 anos (2Crônicas 24,15).

Paralelo a esses dados, em Salmos 90,10 se fala que a vida dura entre 70-80 anos. Isaías, em 65,20.22, diz que no tempo salvífico, a vida será de 100 anos.

 

É racional a questão que você põe. Mas, como já dissemos aqui no site, trata-se de um elemento simbólico: ninguém viveu 900 anos! Em várias passagens, o texto sagrado sublinha que a longevidade é um dom de Deus, que ele dá a quem vive de acordo com a sua vontade (Jó 36,11; Provérbios 3,2; 16,1). A vida longa é ligada com a observância dos mandamentos do Senhor. Por isso se alguém obedece a Deus conserva as energias fisícas (Deuteronômio 34,7; Josué 14,10; Salmos 92,15) enquanto que que o desobece é punido antes que alcance a velhice (1Samuel 2,31.32). É exatamente por isso que encontramos em Jó 21, 7 esse texto:

Por que os ímpios continuam a viver, e ao envelhecer se tornam ainda mais ricos?

 

Há muitas pessoas que procuram responder a sua pergunta levantando hipóteses infundadas, como por exemplo o fato da falta de poluíção, ou a comida mais sã. Outra hipótese frequente é a questão da durada dos anos. É verdade que a contagem não era como a nossa, mas desde sempre existiram as 4 estações e eram elas a regular a contagem dos anos. Portanto os anos, embora arranjados de formas diversas, sempre tiveram a mesma duração.

 

A resposta a sua pergunta é: não é verdade que as pessoas antigamente viviam mais tempo. É exatamente ao contrário. A média de idade aumentou muito nos últimos anos. Na época bíblica era normal as pessoas morreram com seus 50-60 anos.

A narração bíblica que fala de pessoas com idade avançada tem simplesmente como objetivo mostrar que quanto mais próximas elas estão de Deus se vive melhor. A medida que as pessoas se afastam do seu criador, a vida se torna mais efêmera, sem sentido; vive-se pior.

69010 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook