Uma janela sobre o mundo bíblico

Na época das festas, a prefeitura fixou um outdoor com o seguinte dizer: “Que o Papai Noel abênçoe a todos e nos traga um ano novo repleto de realizações” Às vezes me confundo bastante, mas esta colocação está certa? Papai Noel pode abençoar?



  • Pergunta de Everton Schimidt, Itirapina/SP
  • 2208
  • 06/03/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Bênção |


A sua pergunta me faz lembrar de um costume na nossa família, de pedir a bênção aos pais antes de ir dormir. Nós dizemos: “a bênção, mãe; a bênção, pai” E a resposta deles é: “Deus ti abênçoe, meu filho”. Também nas celebrações costuma-se dizer, nas conclusões: “abençoe-vos Deus todo poderoso…”.
Esses dois exemplos mostram que o sujeito que abençoa é Deus e, ao mesmo tempo, que há pessoas que podem transmitir ou invocar a bênção divina, neste caso, respectivamente, os pais e o presidente da celebração.
A questão concreta do pedido de bênçao ao Papai Noel pode ser interpretada a partir da ligação que tem o papai noel com o próprio Cristo que nasce. Mesmo se a figura do “velhinho com barba” não tem nada a ver com Deus, no imaginário comum os dois personagens podem se confundir.

Na Bíblia a bênção é um elemento muito comum. No Antigo Testamento se usa o termo berâkâh e no Novo eulogia (dizer bem, elogiar). Existem passagens na Bíblia onde vemos a bênção dada por pessoas: Melquisedeque abençoa Abraão (Gênesis 14,18.19), Josué abençoa Caleb (Josué 14,13). Isso aparece sobretudo no culto: “Aarão levantou as suas mãos em direção ao povo e o abençoou” (Levítico 9,22).
Apesar disso, a bênção é sempre divina, mesmo se Deus usa pessoas para distribui-la. Em números 22 – 24 fica bem claro que Deus é quem dá a bênçao. De fato Deus impede a Balaão de bendizer quem ele queira, mas permite bendizer só a quem Ele decidiu (23,20). Outras passagens testemunham que é Deus quem dá a bênção: Gênesis 39,5; Levítico 25,21; Deuterônomio 11,15; 28,8; 33,1-7.13-23; Salmos 129,8; Provérbios 10,22,).

2208 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook