Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantas vezes a Bíblia diz que Deus é fiel?



  • Pergunta de Elias Jose da Silva, Mococa
  • 61241
  • 25/05/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Estatísticas bíblicas |


A fidelidade de Deus é o tema central de toda a Bíblia. Ele mantém-se sempre fiel à sua promessa e não se subtrai nunca. É nesse sentido que o Salmo 92 diz sobre o justo: Dão fruto mesmo na velhice, são cheios de seiva e verdejantes, para anunciar que Iahweh é reto; meu Rochedo, nele não há injustiça. Para Deus fidelidade e justiça caminham lado a lado. É incessante o convite feito por Deus através dos profetas à recíproca fidelidade do povo. De qualquer forma, apesar da traição do povo, Deus se mantém fiel. A fidelidade divina será extrema em Cristo, onde ela tem como conseqüência a crucificação de Jesus.

É muito difícil dizer quantas vezes exatamente a Bíblia afirma que Deus é fiel, pois inúmeras vezes essa conclusão é tirada do contexto da narração bíblica e não é formulada literalmetne numa frase. Apesar disso, abaixo cito alguns textos que podem servir de referência para a sua reflexão.

Deuteronômio 7,9: Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

Salmos 31,5: Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus fiel.

Isaías 49,7: Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.

Isaías 65,16: Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus fiel; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.

1Coríntios 1,9: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

1Coríntios 10,13: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

2Corinthians 1,18: Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não.

1Tessalonicenses 5,24: Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

2Tessalonicenses 3,3: Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno.

2Timóteo 2,13: Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

1João 1,9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Apocalipse 1,5: E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados

61241 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook