Uma janela sobre o mundo bíblico

Quais são as 3 profecias de Joel?



  • Pergunta de simoes, lisboa
  • 15611
  • 06/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Profetas | Joel |


Sendo um pouco acostumados com a leitura bíblica, falando em Joel, imediatamente lembramos do bando de gafanhotos, que representa o exército de YaHWeH, a promessa do dia de YaHWeH, que se realiza na vale de Josafá, em Jerusalém, e ainda da relação com o dia de Pentecoste, o Espírito Santo enviado a todos. No fundo esse é, de forma muito resumida, o conteúdo do pequeno livro do profeta, que contém 4 capítulos. Portanto não sei como responder à sua pergunta e encontrar 3 profecias de Joel. No fundo todo o livro de Joel é baseado na apresentação do Dia de YaHWeh; esse é o seu tema central.

Eu sugiro que você tome meia hora do seu tempo e leia, de uma vez, o livro. É uma leitura muito gostosa e quase espetacular. Pode inclusive tomar o texto do nosso site, se não tiver uma bíblia em mãos.

Podemos dividir o livro em duas partes. Na primeira há uma invasão de gafanhotos que devasta Judá. Essa invasão provoca uma liturgia na qual o povo suplica a YaHWeh de terminar o suplício. Deus então responde, prometendo a fim da praga e a abundância. A segunda parte, os capítulos 3 e 4, descreve o julgamento das nações que afligiram Israel e a vitória definitiva de Israel.
A praga de gafanhotos é o símbolo do juízo final, que inaugura os tempos escatológicos. A possibilidade de salvar-se nesse juízo está na oração e na penitência.
No capítulo 3 se faz menção da efusão do Espírito Santo (3,1-5) sobre todo o povo, na era escatológica (também sobre os escravos!). No Novo Testamento Joel, por isso, torna-se o profeta do Espírito Santo, do Pentecostes. De fato, Pedro cita o seu livro, conforme Atos 2,16-21, no discurso que faz à multidão, logo depois da descida do Espírito Santo.

O livro foi escrito lá pelos anos 400 antes de Cristo, quando os judeus tinham voltado do Exílio em Babilônia.

15611 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook