Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem é o autor do livro de Eclesiastes?



  • Pergunta de Cláudia Costa, Ferraz de Vasconcelos
  • 13358
  • 30/05/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Autores da Bíblia | Eclesiastes


 

Olá Cláudia Costa! de Ferraz Vasconcelos.

Esta pergunta, Cláudia se encaixa das chamadas perguntas controversas, isto é, não tem uma resposta definitiva. Ao longo dos anos foram indicados diversos nomes de autores para o livro do Eclesiastes. Assim prefiro responder que se desconhece o autor do livro do Eclesiastes. No livro do Eclesiastes aparece o nome de uma figura, que é chamada de Qôhelet, falando-se sempre na terceira pessoa gramatical atestamos em Eclesiastes 1,2:

“Vaidade das vaidades – diz Coélet – vaidade das vaidades tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1,2)

O nome Salomão aparece varias vezes no livro, concluindo-se que Qôhelet varias vezes se apresenta como se fosse o rei. Mas os exegetas colocam a datação do livro para depois do exílio, enfraquecendo esta ideia. Mesmo porque no livro aparecem varias passagens de queixas sobre administração pública e ordem social. Outro argumento para rejeitar esta ideia é que a escrita é em hebraico tardio. Os estudiosos confirmam que a escrita do livro tenha sido no século III A.C.

A Bíblia de Jerusalém indica que a atribuição a Salomão do livro do Eclesiastes não passa de mera ficção literária do autor. Se questiona a unicidade do autor, sendo defendido que o testo foi escrito por duas, três, quatro e até oito mãos distintas. (Bíblia de Jerusalém, Nova Edição Revista , Ed. de 1980, 4ª Impressão (1989), Ed. Paulinas, São Paulo, p 1.165)

13358 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook