Uma janela sobre o mundo bíblico

Adão e Eva foram as primeiras pessoas a serem criadas por Deus e tiveram dois filhos, Caim e Abel. Deus criou mais pessoas com eles ou eles foram os primeiros? Por que Caim foi para outra cidade e se casou se eles eram os únicos a terem sido criados por Deus até aquele momento? Como existiam outras pessoas?



  • Pergunta de Pamela, Brusque
  • 57420
  • 08/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação |


Pamela, a sua questão sobre as origens do mundo representa um tema freqüente nessa nossa sessão do site (veja aqui). Essas inquitações nascem por dois motivos: o primeiro é que não aprendemos corretamente a Bíblia por culpa, na maioria das vezes, de quem é encarregado de transmitir a palavra de Deus, sobretudo dos pregadores. Em segundo lugar, também por nossa deficiência, que nem sempre procuramos estudar a Bíblia e nos limitamos a ler, sem visão crítica, sem interesse de estudo. A mensagem da Bíblia não é complicada, pois é uma mensagem vital, mas se queremos nos aproximar de forma íntima dela, isso exige estudo. Esse nosso site quer ser uma pequena contribuição, que tenta remediar tal carência. Mas ao mesmo tempo precisa da colaboração do leitor.

Regressando às suas questões, vamos ver o livro do Gênesis, que conta a criação do mundo. Para introduzir a questão, peço que abra Gênesis 1 e leia (exatamente Gênesis 1,1-2,4a). Nesse capítulo o autor sagrado mostra como, em sete dias, Deus realiza toda a criação, repousando no último dia. Cada dia cria algo e vê que é ‘muito bom’. Dentro dessa história prestamos atenção sobretudo os versículos 26 a 28: Deus disse: ‘Facamos o homem à nossa image, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terrra’. Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominia sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra’..
Concluindo esse relato da criação, em 2,1 lemos: Assim foram concluídos o céu e a terra, com todo o seu exército..

Portanto, poderíamos dizer que assim foi realizada a criação. Mas não é verdade que nós sabemos que o homem foi criado do barro e a mulher da costela de Adão? E onde está isso, visto que nos versículos que citei acima, que fala da criação do ser humano, não aparece tal narração? Esse fato ao menos deveria começar a colocar pulga atrás das nossas orelhas.

Se agora seguimos a leitura da Bíblia, começando exatamente em Gênesis 2,4b lemos o seguinte: “No tempo em que IaHWeh Deus fez a terra e o céu, não havia ainda nenhum arbusto dos campos sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque YaHWeH Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo”.

Como é isso? Em Gênesis 1,26-28 o homem já não tinha sido criado? E como agora a bíblia diz, apenas 7 versículos depois, que não havia homem?

Mais adiante, em Gênesis 2,7 seguintes, lemos: Então IaHWeH Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.. Depois a Bíblia conta que foi colocado no Jardim do Éden e finalmente, a partir de 2,18 conta a criação da mulher: IaHWeH disse: ‘não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda’.(...) Então IaHWeH Deus fez cair um torpor sobre o home, e ele dormiu. Tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara do homem, IaHWeH Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem.

Também nesse caso, como é que Deus cria novamente a mulher? Ela já não tinha sido criada em Gênesis 1,27 (homem e mulher ele os criou)?

Essa pequena panorâmica dos dois primeiros capítulos da Bíblia já deveria ajudar a abrir nossos olhos. Aquilo que está escrito na Bíblia, referente ao início da humanidade não é exato, embora seja verdadeiro (veja uma reflexão sobre a distinção entre esses dois termos, referentes à Bíblia): o homem não foi criado, fisicamente, como conta a Bíblia, mas foi criado por Deus. É aí que reside a verdade que a Bíblia quer transmitir.

Cada leitura da Bíblia exige uma atitude de base: Prestemos atenção na mensagem e sejamos capazes de entender o estilo literário usado. Em referência à criação, a bíblia usa uma linguagem mitológica. O mito é o processo através do qual se coloca, em forma de história, fora do tempo, antes que o homem existisse, as respostas para grandes interrogativos. Neste nosso caso o interrogativo que influencia a criação dos textos mitológicos inerentes à criação é a questão “de onde viemos”. Desse modo poderíamos explicar tantos outros mitos da humanidade. São reflexões sérias, as primeiras da humanidade. Porém a Bíblia não se limita a imitar os mitos, pois realiza profundas transformações nesse modo de refletir: ela usa esse estilo literário em função da fé em Deus, que é único, que intervem na nossa história para nos libertar.

Pamela, se você medita seriamente estas palavras que escrevi, a sua pergunta fica sem sentido. Não existiu um homem “Adão” criado por Deus. Existe a humanidade criada por Deus. O homem não começou a existir de um momento para o outro, mas provavelmente nasceu através de um processo, quem sabe conforme diz a teoria da evolução, ou outra teoria que cabe às ciências explicar. Portanto todas as questões postas em relação à família de Adão, como uma família singular, são infundadas.

57420 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook