Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o nome da cidade onde Jonas foi jogado por Deus?



  • Pergunta de Elaine, Rio
  • 23949
  • 02/07/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jonas | Jonas


Olá Elaine!

Procurando uma resposta para a pergunta acabei lendo o texto Bíblico no livro de Jonas no capítulo 2, 31 encontrando:

“Então Iahweh falou ao peixe, e este vomitou Jonas sobre a terra firme(Jonas 2,31) Bíblia de Jerusalém.

Como percebes o texto é claro e não existe preocupação em determinar o nome de alguma cidade que existe na costa Sírio Palestina do Mediterrâneo, onde Jonas foi vomitado pelo grande peixe.

Mas para tua pergunta não ficar sem resposta, digo isto agora em nível de pesquisa que poderíamos refazer esta viagem de navio de Jonas.

1 – Jonas tenta fugir de Deus indo em direção oposta a indicada por Deus. Na cidade portuária Iope (atual Tel-Aviv) toma nesta cidade portuário um navio em direção oposta a Nínive para chegar a Társis, conforme Jonas 1,3:

“E Jonas levantou-se para fugir para Társis, para longe da face de Iahweh. Ele desceu a Iope e encontrou um navio que ia para Társis, pagou a passagem e embarcou para ir com eles para Társis, para longe da face de Iahweh”. (Jonas 1,3) Bíblia de Jerusalém.

 

Nota: A cidade de Társis: “Provavelmente uma cidade que ficava no sul da Espanha, de onde os fenícios traziam o metal que ali se refinava, ouro etc. em troca de outras mercadorias...” (cf O Novo Dicionário da Bíblia, Edições Vida Nova, pag.1563). Confere com a narrativa bíblica, Jonas se propunha fugir de Deus indo em sentido oposto a Nínive)

2 – Foi lançado ao Mar pelos marinheiros irritados com Jonas, navegavam em direção contrária de Nínive o local que foi lançado ao Mar seria abaixo da ilha de Creta no Mediterrâneo.

3 – Foi engolido por um grande peixe e depois de três dias lançado a terra, possivelmente na costa Sírio Palestina, ao norte das cidades de Tiro e Sidon perto de Antioquia da Síria.

4- Uma vez em terra, Jonas teve que enfrentar 200 Km a pé até chegar a cidade de Nínive. Teve a travessia do rio Eufrates, que presumidamente fez a nado chegando finalmente ao local designado por Deus para o anúncio profético a cidade de Nínive.

A descrição a cima  foi feita a partir da localização nos Mapas da Síria Palestina, para se poder ter uma ideia do local em que o fato ocorreu. Não temos provas escritas que nos citam o nome da cidade, mas acredito que na narrativa bíblica o fato mais importante é a missão profética que Jonas deveria desempenhar em nome de Deus.

23949 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook