Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é o significado de Jezreel?



  • Pergunta de Marcos, Rio de Janeiro
  • 51652
  • 19/07/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jezreel |


Olá Marcos do Rio de janeiro / RJ!

 

Vem do Hebraico יזרעאל, com significado ainda desconhecido, mas que para muitos estudiosos diz respeito a “Deus semeia” ou "semente de Deus". O nome Jezreel sugere os planos de Deus para Israel em dificuldades: - Espalhar o povo no cativeiro, - Semear para Israel um povo que fosse purificado. Se tratando das imagens da semente, semeadura e colheita, o vale de Jezreel na sua produtividade e abundância nas colheitas dá sentido a estas imagens. Jezreel lembra as promessas do nascimento de um novo povo, a partir da semeadura de Deus: “Eu a semearei para mim na terra....”(Oséias 2,24-25). O dia que ocorrerá isto se chamará o “dia de Jezreel”:

 

“Os filhos de Judá e os filhos de Israel se reunirão, constituirão para si um único chefe e se levantarão da terra, porque será grande o dia de Jezreel”(Oséias 2,2)

 

O significado do nome Jezreel com as citações Bíblicas.

 

1. Também entendido como cidade (localizada na beira Oriental da planície de Jezreel) no território de Issacar (Josué 19,17-18). Em uma guerra com os Filisteus, os israelitas acamparam junto à fonte de Jezreel (1 Samuel 29,1-11). Menciona especificamente a cidade como pertencentes aos domínios de Isbosete, filho de Saul (2 Samuel 2,8- 9). No período do Rei Acab a cidade cedeu lugar para um palácio real e um local de residência. Lá Nabot foi morto por recusar-se a vender a sua vinha ao rei ganancioso (1 Reis 21,1-6). Jezabel perdeu a vida lá, e os chefes dos 70 filhos de Acab, em Samaria foram executados e empilhados na porta de Jezreel, por ordem de Jeú (2 Reis 9,30-10,11). Oséias profetizou que o derramamento de sangue, em Jezreel seria vingado na casa de Jeú (Oséias 1,4). A cidade helenística recebe o nome da planície circundante Esdraelon. O nome atual do lugar é Zer’yn (origem árabe) e esta cerca de 13 km de Megido. Embora fica em uma planície, Zer’yn está localizada estrategicamente para ter-se o domínio da região circundante, e ao leste onde se encontra a Jordânia.

 

2. É o nome do Vale que se encontra no norte de Israel o chamado vale de Jezreel (Hebraico: עמק יזרעאל‎, Emek Yizreel, nos tempos do Antigo Testamento, era chamado a parte oriental da grande planície a norte do Monte Carmelo e ao sul das montanhas da Galiléia. Este vale serviu de cena do ataque de Gideão e os midianitas Amalequitas acamparam lá (Juízes 6,33). Mais tarde o Vale de Jezreel passou incluir todo o norte da planície do Monte Carmelo. Em tempos do domínio helenísticos foi chamado de "vale do Esdraelon".

 

3. Também conhecida como a Torre da cidade localizada no território da Judéia de Jezreel (2 Reis 9,17).

 

4. Também identifica do como um descendente de Judá (1 Crônicas 4,3).

 

5. Era chamado o Primogênito do profeta Oséias. Seu nome era um sinal de que Deus iria vingar o sangue derramado pelo rei Jeú, em Jezreel (Oséias 1,4-5).

51652 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook