Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual era a profissão de Lucas?



  • Pergunta de Ramon, Rio de Janeiro
  • 17229
  • 26/07/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Profissões | Lucas | Colossenses


Olá Ramon do Rio de Janeiro / RJ

A pergunta e sobre a profissão de Lucas. Se tomarmos a citação bíblia de Cl 4,14 temos nela a resposta à pergunta:

“Saúdam-vos,  Lucas, o médico amado, e Demas”  (Colossenses 4,14) Bíblia de Jerusalém.

A forma original de seu nome vem do grego que passando ao Latim como Lucius. Também Lucas considerado o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Podemos dizer que este dois livros formam um só conjunto. Lucas era um gentio de nascimento e exercia a Medicina. O apóstolo Paulo o convidou para acompanhá-lo, sendo seu médico por longo tempo e o cuidou em sua enfermidade.

Continuando a leitura de Colossenses 4,10-14 parece evidente que Lucas foi um gentio, pois Paulo o diferencia dos Judeus. Nesta passagem Paulo declara que, entre seus colaboradores, Aristarco, Marcos, e João foram os únicos que eram Judeus. Tudo isto indica que os companheiros Epafras, Lucas, e Demas, mencionados nestes versos, eram Gentios. Esta consideração vai ao encontro com o próprio nome de Lucas (o mesmo que Lucanus), nome gentio e o aspecto e a índole gentio de seu Evangelho. Lucas tem facilidade e habilidade na escrita da língua Grega isto é óbvio e transparecesse na leitura de qualquer texto seu.

Lucas foi companheiro de Paulo no tempo de seu martírio em Roma (conforme 2 Timóteo . 4,11), mas depois disto não temos nenhum outro fato considerável.

Se pode conferir a resposta da pergunta semelhante:  “Qual era a profissão dos 4 evangelistas?” Pergunta de Gabriel – Florianópolis.

Respondida em 23/08/2011 por Odalberto

17229 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook