Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado da estrela de Davi?



  • Pergunta de Dirceu Moita, Fortaleza /CE
  • 289177
  • 30/07/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Estrela de Davi | Davi |


 Olá Dirceu de Fortaleza / CE!

Significativa pergunta, esta da estrela de Davi. Diariamente salta em nossos olhos a estrela de Davi. Nos Jornais internacionais, quando falam de Israel. Lá esta a estrela de Davi. Na Bandeira de Israel, ela ocupa lugar de destaque sendo assinalada nos muros e construções, nas ambulâncias de Socorro. Assim por visualizarmos muitas vezes desperta em nos a curiosidade em saber o seu significado.

Uma primeira consideração buscando o significado podemos afirmar que a estrela de Davi (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David. O seu próprio nome indica Davi rei de Israel. A figura mais importante na conquista de Jerusalém habitada pelos Jebuseus. Narrativa Bíblica que encontramos em 2 Samuel 5, 6-13.

Na antiguidade era costume das nações pagãs quando se deslocavam para a guerra, pintar figuras nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) no intuito de causar medo aos adversários. No entanto, para Israel, o símbolo é a estrela de David.

Na língua hebraico o nome David  é composto de três letras do seu alfabeto na seguinte ordem: Dálet, Vav e Dálet. (três consoantes). Conferindo o alfabeto do hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima. Foi então utilizado os dois “Dálet” do alfabeto, sendo um “dálet” colocado de cabeça para baixo. A figura geométrica gerada desta disposição foi a estrela de David.

Quando este símbolo foi criado, não sabemos, entretanto  este símbolo resultou geometricamente em forma de estrela, com a utilização das duas letras “dálet” que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180 graus, para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.

Uma vez que Israel passou para o domínio grego e roamanos o símbolo foi esquecido, por um longo período de sua história.

 

A estrela de Davi com Simão bar Kokhba (também chamado o filho da Estrela).

 

Simão bar Kokhba (em hebraico שמעון בר כוכבא, Shime'on bar Kokhba), líder judeu, é conhecido como  o “filho da Estrela”. Ele comandou a terceira revolta judaica contra o Império Romano, ocorrida de 132 a 135. Essa rebelião ficou conhecida como Revolta de Bar Kokhba.

Segundo Eli Birnbaum, historiador Israelense Simão bar Kokhba é uma das poucas personalidades da história judaica, enigmáticas e controvertidas. Para alguns, ele foi um herói da revolta contra o domínio de Roma. Para outros, foi um indivíduo estranho com idéias messiânicas.

A partir da revolta judaica contra os romanos, iniciada por Simão bar Kokhba, ele passou a ser chamado o filho da estrela, se recupera assim um símbolo de Israel. Alia um pouco de messianismo, ligado ao rei Davi, novo Davi seria este chefe judaico Simão e o estado de Israel frente as outras nações.

O carater místico deste guerreiro se liga ao ao Rabi Akiva, lider do Sinédrio (Sanhedrin), estabelecido na cidade de Usha. Rabi Akiva, deu a ele todo o apoio e a força para liderar a revolta contra o Império Romano. Conta a história que Rabi Akiva começou a chamá-lo o "filho da estrela", acreditando que ele poderia se tornar o Messias do povo judeu.

Sabemos como terminou a revolta de Simão bar Kokhba, os Romanos reprimiram a rebelião e espalharam os judeus pelo Império Romano, iniciando a chamada dispersão judaica. Esta situação durou até 1947 quando foi decretado novamente a criação do estado de Israel, pela ONU.

 

O significado Messiânico da estrela de Davi.

 

No entanto, há um significado para estrela de David, que vai além desta de caráter político ou messiânico que vimos, pois muitos afirmam que ela é um símbolo do próprio Messias, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo diz no livro do Apocalipse(22,16):

 

“16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse 22,16)

289177 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook