Uma janela sobre o mundo bíblico

Quero saber se Deus perdoa todosos pecados. Ou tem algum que não tem perdão? Se tem, quais são e onde está na Bíblia.



  • Pergunta de Delma, Mogi das Cruzes
  • 40567
  • 28/03/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Espírito Santo |


Prezada Delma, lendo a Bíblia fica marcado em nós o sinal que Deus é perdão. Lembro, quase com paixão, a passagem da mulher adúltera em João 8, resumida na frase de Jesus: “Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!” Em seguida, depois que todos os eventuais apedrejadores se retiram, Jesus termina o encontro com a mulher dizendo: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.

Contudo a Bíblia fala de um pecado contro o qual não existe perdão, ou seja, a blasfêmia contro o Espírito. Diz Jesus em Mateus 12,31-32: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser uma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas se disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem nesta era, nem na outra” (veja também Marcos 3,22-30).

Jesus diz esta frase depois que os fariseus o acusam de expulsar os demônios pela força de Beelzebu. Este contexto é fundamental para nos ajudar a entender o que é a “blasfêmia contra o Espírito”. Basicamente significa atribuir ao demônio o que é obra do Espírito Santo. Isso ligado à pessoa de Jesus. Parece inclusive que podemos ser desculpados se duvidamos da dignidade divina de Jesus, oculta sobre as aparências humildes do “Filho do Homem”. Contudo, negar as obras do Espírito, a vida de Cristo, significa ser excluído da salvação, pois nos subtraímos, nesse caso, à luz da graça divina e ao perdão que dela emana. Porém notemos bem que se trata de uma decisão humana. Isto é: o homem se afasta de Deus. O perdão está sempre à porta. Basta que ela seja aberta para que entre.

40567 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook