Uma janela sobre o mundo bíblico

Arqueólogo da Universidade hebraica descobre evidências de um culto israelítico da época do rei Davì



Leia mais sobre Arqueologia |


Em maio passado, a Universidade hebraica de Jerusalém anunciou uma descoberta muito importante para a compreensão do culto na época dos reis Davi e Salomão. Nos últimos 30 anos as narrações bíblicas sobre o nascimento da monarquia foram muito questionados e foram levantadas dúvidas a respeito da possibilidade dos reis Davi e Salomão terem reinado em sociedades urbanizadas no X século antes de Cristo. Houve até mesmo quem questionasse o fato da existência histórica do próprio Davi e do culto instituido por ele, que aparecem muito diferente dos cultos dos Cananeuos e dos outros povos do Oriente Médio antigo.

O professor Yosef Garfinkel, encarregado das escavações na antiga cidade fortificada de Khirbet Qeyafa (Sha'arayim em Josué 15,36 e 1Crônicas 4,31), que fica a 30 km a sudeste de Jerusalém, desde 2007, descobriu muitos objetos ligados ao culto e até mesmo 3 locais onde se praticava o culto. A arquitetura desses locais e os objetos lembram a descrição bíblica do culto no tempo do rei Davi: um culto monoteísta e anicônico (sem imagens) e, de fato, nos locais não foram encontradas imagens de seres humanos, nem de animais (os cultos dos Cananeis e dos Filisteus tinham).

Esta é a primera vez que uma cidade fortificada com locais reservados para o culto da época da monarquia foi encontrada na região da Judéia. O professor Garfinkel acredita que a descoberta oferece provas da historicidade da tradição bíblica sobre Davi e Salomão e explica alguns termos cultuais obscuros dos relatos bíblicos do Primeiro Livro dos Reis e de uma descriç]ao do Templo pelo profeta Ezequiel. 

Saiba mais:

  1. Notícia no site da Universidade hebraica (em inglés)
    http://www.huji.ac.il/cgi-bin/dovrut/dovrut_search_eng.pl?mesge133655806605872560
  2. Site das escavações (em inglés)
    http://qeiyafa.huji.ac.il/
  3. Livro sobre as excavaçoes (em inglés)
    Footsteps of King David in the Valley of Elah, publicado pela edioth Ahronoth, 2012

1884 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook