Uma janela sobre o mundo bíblico

Arqueólogo da Universidade hebraica descobre evidências de um culto israelítico da época do rei Davì



Leia mais sobre Arqueologia |


Em maio passado, a Universidade hebraica de Jerusalém anunciou uma descoberta muito importante para a compreensão do culto na época dos reis Davi e Salomão. Nos últimos 30 anos as narrações bíblicas sobre o nascimento da monarquia foram muito questionados e foram levantadas dúvidas a respeito da possibilidade dos reis Davi e Salomão terem reinado em sociedades urbanizadas no X século antes de Cristo. Houve até mesmo quem questionasse o fato da existência histórica do próprio Davi e do culto instituido por ele, que aparecem muito diferente dos cultos dos Cananeuos e dos outros povos do Oriente Médio antigo.

O professor Yosef Garfinkel, encarregado das escavações na antiga cidade fortificada de Khirbet Qeyafa (Sha'arayim em Josué 15,36 e 1Crônicas 4,31), que fica a 30 km a sudeste de Jerusalém, desde 2007, descobriu muitos objetos ligados ao culto e até mesmo 3 locais onde se praticava o culto. A arquitetura desses locais e os objetos lembram a descrição bíblica do culto no tempo do rei Davi: um culto monoteísta e anicônico (sem imagens) e, de fato, nos locais não foram encontradas imagens de seres humanos, nem de animais (os cultos dos Cananeis e dos Filisteus tinham).

Esta é a primera vez que uma cidade fortificada com locais reservados para o culto da época da monarquia foi encontrada na região da Judéia. O professor Garfinkel acredita que a descoberta oferece provas da historicidade da tradição bíblica sobre Davi e Salomão e explica alguns termos cultuais obscuros dos relatos bíblicos do Primeiro Livro dos Reis e de uma descriç]ao do Templo pelo profeta Ezequiel. 

Saiba mais:

  1. Notícia no site da Universidade hebraica (em inglés)
    http://www.huji.ac.il/cgi-bin/dovrut/dovrut_search_eng.pl?mesge133655806605872560
  2. Site das escavações (em inglés)
    http://qeiyafa.huji.ac.il/
  3. Livro sobre as excavaçoes (em inglés)
    Footsteps of King David in the Valley of Elah, publicado pela edioth Ahronoth, 2012

2470 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook