Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o texto da Bíblia que diz: não devemos falar nada do que passamos aos outros, porque Deus já sabe o que está acontecendo.



  • Pergunta de Fábio, São Joaquim da Barra / SP
  • 34583
  • 04/09/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Esmola | Jesus | Mateus


Olá Fábio de São Joaquim da Barra / SP!

 Encontramos esta passagem Bíblica no Evangelho de Mateus nos capítulo 5-8 onde Jesus expõe a comunidade de Jerusalém (formada por pessoas vindas do Judaísmo) o espírito novo do Reino de Deus. No capítulo 5 encontramos as Bem-aventuranças Mateus 5,1-12 sendo considerado o discurso inaugural. Neste discurso (cap. 6) Jesus ressalta três práticas muito comuns: esmola, oração e jejum. Isto que Jesus anuncia não são práticas isoladas, mas falam de todas as relações que mantemos na vida.

A pergunta enviada se refere a prática da esmola e encontrasse em Mateus 6,2-4:

 

“1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 Quando, pois, deres esmola,não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;

4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6,1-4) Bíblia Almeida.

 

Quanto à esmola sabemos muito bem que podemos dar esmola aos que nos pedem ou negá-la, mas mesmo assim ficamos sempre incomodados pela existência dos pobres no nosso meio. Sabemos que a esmola não vai resolver o problema da pobreza, e nem do mendigo que pede alguma coisa. Mas Jesus nos mostra que este incômodo é um bendito incômodo, que nos alerta que o sistema em que estamos vivendo é injusto,  Deus não quer isto, ele enviou seu filho Jesus par dar vida para todos. No Reino que Jesus inaugura deverá existir vida digna para todos, através de uma partilha igualitária dos bens que Deus destinou para todos.

A esmola se torna apenas um sinal que os seguidores de Jesus Cristo devem lutar por um sistema econômico que proporcione partilha justa para todos.

34583 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook