Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde se encontra a frase¨Onde dois ou três estiveremreunidos em meu nome, eu estarei no meio deles¨?



  • Pergunta de Adriane Paulo da Silva, Lucena
  • 16654
  • 21/09/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Frases bíblicas | Oração |


A frase se encontra em Mateus 18,20, dentro do contexto do chamado "discurso eclesiástico" de Jesus e, especificamente, quando ele fala da oração em comum. Os dois versículos, sobre esse assundo, dizem assim:

19Em verdade ainda vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles" (Bíblia de Jerusalém).

Essa passagem espelha bem a teologia de Mateus, que sublinha que Jesus é o Emanuel, o Deus-conosco. Assim o evangelista anuncia a vinda de Cristo, em 1,23 (Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel) - lembrando Isaías 7,14. E, além disso, termina o evangelho com as seguintes palavras de Jesus: "E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28,20).

Podemos, então, tirar a conclusão que a presença divina no nosso meio não se limita a um período histórico, a sua permanência física na terra. Ele está conosco sempre, é Emanuel. E onde está? A resposta encontramos exatamente quando Cristo dá a mensagem a sua Igreja: através da oração, sobretudo comunitária, na Igreja.

16654 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook