Uma janela sobre o mundo bíblico

Como converter côvado em metros?



  • Pergunta de José Amaro, Recife
  • 245605
  • 01/02/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Medidas, pesos e moedas |


O côvado é uma das medidas de comprimento existentes na Bíblia. Como você pode ver na lista abaixo, aparece seja no Antigo que no Novo Testamento. Um côvodo corresponde a 45 centímetros, ou seja, a dois palmos. Na tabela encontra o valor em centímetros de cada uma das medidas de comprimento – entre parênteses está o nome em hebraico.

Côvado (amma) = 45 cm
Palmo (zaret) = 22,5 cm
Mão (tofah) = 7,5 cm
Dedo (eçba) = 1,8 cm

Essas são os valores clássicos, porém se lemos Ezequiel (40,5; 43,13) parece que em relação ao côvado existiam duas medidas. Ezequiel usa um côvado de 7 mãos, ou seja 52,5 centímetros.


As citações de côvado na Bíblia, segundo a versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Gênesis 6,16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

Êxodo 25,10 - Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

Êxodo 25,17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

Êxodo 25,23 - Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 26,13 - E um côvado de um lado, e outro côvado do outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobra aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.

Êxodo 26,16 - O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.

Êxodo 30:2 - O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas.

Êxodo 36,21 - O comprimento de cada tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.

Êxodo 37,1 - FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 37,6 - Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

Êxodo 37,10 - Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 37,25 - E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.

Deuteronômio 3,11 - Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.

Juízes 3,16 - E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita.

1Reis 7,31 - E a boca da pia estava dentro da coroa, e de um côvado por cima; e era a sua boca redonda segundo a obra da base, de côvado e meio; e também sobre a sua boca havia entalhes, e as suas cintas eram quadradas, não redondas.

1Reis 7,32 - E as quatro rodas estavam debaixo das cintas, e os eixos das rodas na base; e era a altura de cada roda de côvado e meio.

1Reis 7,35 - E no alto de cada base havia uma peça redonda de meio côvado de altura; também sobre o alto de cada base havia asas e cintas, que saíam delas.

2Crônicas 4:3 - E por baixo dele havia figuras de bois, que cingiam o mar ao redor, dez em cada côvado, contornando-o; e tinha duas fileiras de bois, fundidos juntamente com o mar.

Ezequiel 40,5 - E havia um muro fora da casa, em seu redor, e na mão do homem uma cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; e ele mediu a largura do edifício, uma cana, e a altura, uma cana.

Ezequiel 40,12 - E o espaço em frente das câmaras era de um côvado, e de um côvado o espaço do outro lado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado e seis côvados do outro.

Ezequiel 40,42 - E as quatro mesas para o holocausto eram de pedras lavradas; o comprimento era de um côvado e meio, e a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado; e sobre elas se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto e o sacrifício.

Ezequiel 42,4 - E diante das câmaras havia um passeio de dez côvados de largo, do lado de dentro, e um caminho de um côvado, e as suas entradas eram para o lado do norte.

Ezequiel 43,13 - E estas são as medidas do altar, em côvados (o côvado é um côvado e um palmo): e o fundo será de um côvado de altura, e um côvado de largura, e a sua borda em todo o seu contorno, de um palmo; e esta é a base do altar.

Ezequiel 43,14 - E do fundo, desde a terra até a armação inferior, dois côvados, e de largura um côvado, e desde a pequena armação até a grande, quatro côvados, e a largura de um côvado.

Ezequiel 43,17 - E a armação, catorze côvados de comprimento, e catorze de largura, nos seus quatro lados; e o contorno, ao redor dela, de meio côvado, e o fundo dela de um côvado, ao redor; e os seus degraus davam para o oriente.

Mateus 6,27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Lucas 12,25 - E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

245605 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook