Uma janela sobre o mundo bíblico

Alguma vez Jeremias falou a Deus que não iria mais falar com o povo? Jeremias foi jogado em sistena de lama?



  • Pergunta de Andre Sa , São Paulo
  • 20339
  • 02/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Jeremias |


O profeta Jeremias è um dos personagens mais conhecido do Antigo Testamento, graças também aos detalhes biográficos que encontramos no seu livro. Normalmente os mensageiros de Deus são subordinados à mensagem que transmitem e por isso muitas vezes sabemos pouco sobre os profetas. Contudo, no caso de Jeremias, a sua vida é intimamente ligada à mensagem e é difícil separar as duas coisas.

Jeremias viveu durante o período mais obscuro da história da Judéia, durante os reinos de 5 reis, que culminou com a destruição de Jerusalém, em 587 antes de Cristo.

No tempo do rei Josias ele incentivou a reforma religiosa. Em seguida, por que continuava exortando à conversão e combatendo as alianças com povos estrangeiros, esteve em prisão durante diversos anos. Finalmente, quando a Judéia foi invadida por Babilônia, Jeremias foi polpado e não foi levado para o exílio; viveu no meio das ruínas de Jerusalém, onde continuou a sua pregação. Finalmente foi conduzido, por seus conterrâneos, ao Egito, onde morreu.

Quando aos fatos singulares que você menciona, André, temos diversas passagens em que Jeremias se sente ameaçado, vivendo profunda crise. Por exemplo, há um texto muito significativo chamado de “confissões” de Jeremias, que pode ser relacionado com a primeira parte da sua pergunta: Tu me seduziste, Iawheh, e eu me deix seduzir; tu te tornaste forte demais para mim, tu me dominaste. Sirvo de escárnio todo o dia, todos zombam de mim. Porque sempre que falo devo gritar, devo proclamar: “Violência e opressão!” Porque a palavra de Iahweh tornou-se para mim opróbrio e ludíbrio todo dia. Quando pensava: ‘não me lemb4rarei deles, já não falarei em seu Nome’, então isto era em meu coração como fogo devorador, encerrado em meus ossos. Estou cansado de suprotar, não agüento mais! (Jeremias 20,7-9).

Invés, quanto à segunda parte da pergunta, se Jeremias foi jogado numa cisterna de lama, existe uma resposta mais objetiva. Tal episódio é narrado no capítulo 38 do livro do profeta. Jeremias profetiza à corte e diz que Jerusalém será destruída. Isso suscita a raiva do povo. O rei, então, entrega o profeta nas mãos do povo. Diz a passagem: “Agarraram, então, Jeremias e o lançaram na cisterna de Melquias, filho do rei, no pátio da guarda; fizeram-no descer por meio de cordas. Nesta cisterna não havia água, mas lodo, e jeremias atolou-se no lodo” (Jeremias 38,6).

20339 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook