Uma janela sobre o mundo bíblico

Em que se afirma a Obra Deuteronomística da história?



  • Pergunta de Sérgio Andrade, Campos dos Goytacazes
  • 3537
  • 16/10/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Historiografía deuteronomista |


A "História Deuteronomista" é uma teoria que tem a ver com a composição de alguns livros bíblicos, a partir de Deuteronômio até 2Reis. Tem esse nome porque seus defensores detectam nesses livros os princípios teológicos apresentados no livro do Deuteronômio.

No século passado alguns exegetas, observando elementos repetidos e comuns nesses livros, sugeriram que a composição de todo esse bloco histórico da Bíblia fora realizada por um único autor ou por uma escola de autores.

Martin Noth é um dos grandes defensores dessa idéia. Ele pensa que tudo foi escrito por um único autor, chamado Deuteronimista (Dtr). Todavia essa sua teoria de um único autor para todos os textos é bastante criticada e não existe acordo entre os biblistas.

Outro problema é a respeito da época e finalidade da redação deuteronomística. Alguns, como Frank Cross, pensam que uma primeira parte dessa cumprida história teria sido escrita no tempo do rei Josias e outra na época do Exílio na Babilônia. Gehrard Von Rad defende que o objetivo dessa História Deuteronomística seja injetar otimismo no povo exiliado na Babilônia.

Há uma tendência geral em sublinhar que tudo foi escrito em época bastante tardia, no período do Exílio em Babilônia ou até mesmo logo após a volta do Exílio.

3537 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook