Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem foi o substituto de Judas Iscariot na equipe de Jesus?



  • Pergunta de Maria de Fátima Duarte, Laguna / SC
  • 18879
  • 19/10/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Atos dos Apóstolos | Matias | Judas


Olá Maria de Fátima Duarte de Laguna / SC!

Volto a responder esta pergunta, faço para que teu interesse pelos escritos sagrados não diminua, mas continue sempre buscando as explicações para aquilo que não entendes na Bíblia. Aproveito para te indicar a resposta que já foi dada a pergunta com semelhança a esta: “Como se chama a pessoa que substituiu Judas, o Iscariot, como apóstolo?” Solicitada por Crislaine Pereira, de Cáceres em 01/09/2011 e respondida por Odalberto. Seria bom conferir a resposta.

De forma resumida poderíamos assim responder:

Os Atos dos Apóstolos em seu capítulo primeiro narra o fim de Judas Iscariot e a eleição de seu substituto.

Assim foi escolhido Matias.

O grupo dos 120 apóstolos reunidos apresentou para Pedro dois nomes José chamado Barsabas, cognominado de o Justo e Matias. Eles eram profundos conhecedores de Jesus desde o Batismo de Jesus por João e acompanharam sua vida de pregação. O grupo dos apóstolos pediu em oração a Deus o discernimento entre os dois nomes. Lançaram sorte e a sorte caiu sobre Matias, que passou a substituir Judas Iscariot. A narrativa aconteceu dias antes de Pentecostes no ano de 33 d.C. Este tipo de escolha: lançar sorte é considerado por muitos estudiosos como um modo arcaico e foi a última vez que o grupo dos apóstolos utilizaram.

Concluindo:

Matias escolhido por sorte, passa ser contado entre o número dos "doze apostolos ", já sendo incluído seu o nome Matias ocupando o lugar deixado por Judas Iscariot.

18879 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook