Uma janela sobre o mundo bíblico

Certa vez ouvi dizer que www é o mesmo que 666 em outra língua. Se é verdade, em qual língua?



  • Pergunta de Robson Rocha de Oliveira, Diadema
  • 14896
  • 20/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre 666 |


O número 666 não há nada a ver com www. No livro do Apocalipse de João (Revelação), em 13,18, lemos: Aqui é preciso discernimento! Quem é inteligente calcule o número da Besta, pois é um número de homem: seu número é 666!. Lembremos que a linguagem do Apocalipse é cheia de símbolos e é preciso ter a mente em contato com o ambiente do autor para entender bem essa simbologia e não nos deixar levar por hipóteses fantasiosas.

Pra entender bem o significado deste número, primeiro de tudo, é necessário que entendamos o sentido da “Besta”. Aparece diversas vezes no livro do Apocalipse e, considerando sobretudo o capítulo 17, o seu sentido é bastante claro: trata-se do império romano. Como o Império Romano, a Besta vem do Mar (Mediterrâneo) e representa todas as forças dirigidas contra Cristo e a Igreja.

Vejamos mais de perto o sentido de 666. Os gregos (e também os judeus), não usando números árabes, usavam as letras do alfabeto também para indicar números. As 24 letras do alfabeto grego, mais 3 símbolos gráficos não mais usados, normalmente seguidas por uma aspa, serviam para indicar os números. Desse modo, cada letra é um número. E cada palavra tem também um valor numérico, graças à soma dos valores das letras que a compõem. No ambiente cristão, por exemplo, se sabe que o nome de Jesus (iesous) tem o valor numérico de 888.

Embora algumas discordâncias, existe bastante acordo que o número 666 tem por trás o nome de Nero César. Em hebraico esse nome deve ser transliterado em nrwn qsr, cujo valor numérico em hebraico é 666.

Por outro lado reduzir o número 666 unicamente ao imperador Nero é limitar a mensagem de João. Provavelmente, na mente de João, O império romano era a encarnação do mal, pois perseguia os cristão, mas hoje creio que o número 666 deva ser referido, em modo simbólico, a toda realidade má, que afasta de Deus e dessa forma mantemos viva a visão profética do Apocalipse.

14896 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook