Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é a passagem da Bíblia que diz que não faça mal as pessoas?



  • Pergunta de Mario, São Paulo
  • 68073
  • 18/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Discípulo |


Não me vem em mente alguma passagem concreta que responda literalmente à sua pergunta. Contudo, de modo amplo, toda a Bíblia serve como resposta, pois fazer o bem para o próximo é a máxima que deve seguir cada cristão.

Mateus 7,12 diz: Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas. Essa regra, que pode ser uma resposta à sua pergunta, era bem conhecida entre os judeus. Já em Tobias temos essa norma (4,15: “Não faças a ninguém o que não queres que te façam”). Típico nesse texto de Tobias é a forma negativa: “não faças...”. Invés, se analisamos o texto de Mateus deveria nos chamar a atenção a forma positiva: “fazei-o vós...” Isso ensina que não basta não fazer o mal, mas é necessário fazer o bem. Nesse sentido o ensinamento de Cristo é mais exigente do que aquele presente na tradição hebraica.

É nesse sentido que poderíamos ler a primeira carta de João: “Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações e em verdade.” (1João 3,18).

68073 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook