Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber quantos alexandres existem na bíblia e o que eles eram ou faziam?



  • Pergunta de clayton, nova iguaçu
  • 14751
  • 25/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel | Alexandre |


Alexandre era un nome comum entre os gregos e, em seguida, também entre os judeu. Na Bíblia este nome aparece 5 vezes. Todas elas no Novo Testamento (excluindo, o livro de Macabeus – veja abaixo). Temos pouquíssimas informações sobre essas pessoas, pois são apenas mencionadas.

Marcos 15,21 diz que Simão Cirineu, que ajudou Jesus a carregar a cruz, tinha dois filhos; um deles se chamava Alexandre. O outro era Rufo.

Atos dos Apóstolos 4,6, quando Lucas conta o episódio de Pedro e João diante do sinédrio, cita um Alexandre, que pertence à linhagem do sumo sacerdote.

Em Atos 19 aparece um outro Alexandre. Ele é mencionado em ocasião da revolta dos ourives de Éfeso contra a pregação de Paulo. Os ouriveres, que fabricavam “nichos de Ártemis”, acusavam Paulo de prejudicar os seus negócios e por isso queriam vingar-se contra ele e a comunidade. Na tentativa de apazigar a situação, Alexandre procura mediar a situação (1933). Não sabemos quem era, apenas que era um judeu.

Outras duas vezes é o nome Alexandre é mencionado, nas cartas de Paulo a Timóteo. A primeira em 1Timóteo 1,20 e, depois, em 2Timóteo 4,14. Talvez seja a mesma pessoa. Na primeira carta Paulo diz que era um blasfemador e por isso foi “entregue a Satanás” (expulso da comunidade). Na segunda carta Paulo diz que um Alexandre, fundidor, casou-lhe muito mal. Talvez foi um dos seus acusadores que o acompanhou até Roma.

Na época bíblica temos Alexandre Magno (356 – 323 antes de Cristo), rei da Macedônia, grande conquistador grego, que contruiu, em 13 anos, o maior império até então existido: dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e o atual Afeganistão. Foi um grande propagador do helenismo e isso influenciou muito o mundo bíblico, sobretudo na época dos Macabeus. Alguns textos bíblicos (somente na Bíblia católica) do Antigo Testamento podem se referir a ele, sem fazer menção direta: 1Macabeus 1,1-9; 6,2; Daniel 2,40-41; 7,7; 11,3-4.

Em 1Macabeus (na Bíblia Católica), nos capítulos 10 e 11 aparece Alexandre, filho de Antíoco Epifanes, grande inimigo do povo judeu. Foi rei da Palestina a partir do ano 153 antes de Cristo.

14751 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook