Uma janela sobre o mundo bíblico

Que hino Jesus cantou com os discípulos que esta em Mateus 26,30?



  • Pergunta de Alice Carvalho, Itapetinga / BA
  • 36321
  • 04/11/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Páscoa |


 Olá Alice Carvalho de Itapetinga / BA! Para responder a esta pergunta devemos ler praticamente todo o capítulo 26 de Mateus. Neste capítulo 26 é descrita a preparação da ceia pascal Judaica. Não podemos esquecer que esta cerimônia foi vivida por Jesus e os apóstolos, pois eram Judeus e fazia parte da tradição judaica da celebração da páscoa. Jesus vive este momento e aproveita para deixar aos discípulos um ensinamento novo, a instituição da Eucaristia como memorial da Páscoa.

Assim que no termino da celebração da ceia Pascal Judaica se cantava ( ou recitava)os Salmos de Hallel, que são os salmos 113-118. Terminado o canto deste hino se encerrava o ritual da Pascal.

O texto de Mateus descreve em pormenores deste acontecimento: no versículo 30:

“Depois de terem cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Mateus 26,30) Bíblia de Jerusalém.

Nota: Os salmos 113 a 118, da início o Hallel, recitado e cantado durante as grandes festas judaicas, de modo particular na Festa da Páscoa, sendo o que finaliza a cerimonia, sendo um grande hino de  louvor.

Hallel seu significado: A palavra hallel é de origem aramaica :  “cântico de louvor e exaltação a Deus”, músicas que celebram os acontecimentos da  vida, demonstra alegria de ter Javé como Deus. Podemos classificar o hallel em: Os salmos 113 a 118 (Pequeno Hallel), o 135 (Grande Hallel) e o 150 (Hallel Final) fazem  exaltação a Deus com  cantos e  músicas, como ação de graças pela vitória do Messias.

36321 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook