Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantos filhos e filhas teve Ana mulher de Elcana e também gostaria de saber a quantidade de filho que teve o rei Salomão?



  • Pergunta de Francisco Mateus Jorge, Barra Mansa / RJ
  • 100123
  • 05/11/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Salomão | Elcana |


Olá Francisco Mateus Jorge de Barra Mansa / RJ. 

O Caso de Elcana

Experiência semelhante de Jacó teve o personagem bíblico o Elcana, casado em primeiras núpcias com Ana. Como Ana era estéril, Elcana tomou para si outra mulher, para ter descendência, chamada Penina. “Mas este passo, motivado pela falta de fé em Deus, não trouxe felicidade. Elcana teve descendência de filhos e filhas na sua casa; mas a sagrada instituição de Deus foram esquecidas, e Deus interrompeu a paz da família. Penina, a nova esposa, que lhe dera descendência era ciumenta e orgulhosa tornando difícil a convivência com Elcana.

Consultando o livro de 1 Samuel 2,21, encontramos esta passagem que fala dos filhos de Elcana com Ana. Ao todo (conforme o texto são seis). Os nomes dos filhos são omitidos com exceção o de Samuel.

“Iahweh visitou a Ana, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filha. E o Jovem Samuel crescia diante de Iahweh. (1Sm 2,21) Bíblia de Jerusalém.

A segunda parte da pergunta pelo número de filho de Salomão. A resposta desta pergunta faz parte das curiosidades bíblicas. Não altera em nada nossa fé se não soubermos exatamente estes números. A resposta se torna praticamente impossível pelo seguinte fatore:

Não se sabe com exatidão o número de esposas e concubinas que Salomão teve. A Bíblia nos diz que o rei Salomão teve mais de 700 esposas e mais de 300 concubinas. Supomos que estas mulheres eram férteis e tiveram filhos. Afirmar um número de filhos para Salomão torna-se desta forma uma tarefa muito duvidosa.

“Além da filha de Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias....Mas Salomão se ligou a elas por amor: 3 teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas.” (1 Rs 11,1-4) Bíblia de Jerusalém.

100123 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook