Uma janela sobre o mundo bíblico

Achei um pedaço de uma página bastante antiga, amarelada e rasgada pelo tempo e logo abaixo do que parece ser um desenho está escrito: "humiliavit semetipsum factus obediens usque as mortem mortem autem crucis. (Philipp. 11, 8)". Pesquisei muito mas não consigo descobrir se é uma citação do apóstolo Felipe e o que quer dizer. Podem me ajudar?



  • Pergunta de Elizabete Alvarez, São Paulo
  • 1512
  • 05/11/2012
Luiz da Rosa

Elizabete, é uma citação, em latim (Vulgata), de Felipenses 2,8: 

abaixou-se, tornando-se obediente até a morte, à morte sobre um cruz.

Você ficou confusa porque leu errado a indicação "Philipp. 11, 8". Na verdade, provavelmente está escrito "Philipp. II, 8", ou seja capítulo 2, em números romanos.

Esse texto da carta de Paulo aos Filipenses é um hino cristão antigo, semelhante a diversos outros que Paulo cita (Colossenses 1,15-20; 1Timóteo 3,16; 2Timóteo 2,11-13). Tradicionalmente foi interpretado como uma síntese de Deus que desce ao mundo, entregando a sua glória divina para que pudesse viver humanamente. Em linguagem teológica essa situação é chamada de kenose.

Outros invés dizem que por trás dessas palavras está o esquema bíblico do sofretor que vem exaltado, recompensado por Deus.

1512 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook