Uma janela sobre o mundo bíblico

Irmãos, não entendo 2Crônicas 20,1-19. Podem me ajudar?



  • Pergunta de Marcos Roberto Elias da Silva, Itaquaquecetuba
  • 7623
  • 02/08/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Guerra Santa | 2Crônicas


O texto que você menciona conta a ameaça sofrida pelo reino do sul, Judá, por meio dos moabitas, amonitas e meunitas. Nesse tempo, Josafá era rei em Jerusalém. A ameaça vinha da região da atual Jordânia. O rei de Judá, com seu exército, tinham que contrastar os inimigos. É então que entra a fé em YHWH. Todos os habitantes da Judéia, com o rei, se apresentam diante do Templo do Senhor e rezam para que Deus intervenha em seu favor, no momento da guerra. A oração, pronunciada pelo rei, é muito bonita e a transcrevo aqui:
Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir. Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? E habitaram nela, e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás. Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram. 1eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar. Ó nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. (2Crônicas 20,6-12)

Diante desta oração, YHWH responde por boca de um profeta chamado Jaazieol: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. (2Crônicas 20,15-17)

A seqüência da narração conta que os judeus se prepararam para a batalha e se dirigiram contra os inimigos. Contudo, graças a YHWH, os 3 inimigos do povo de Deus lutaram entre si e se destruíram antes que Josafá chegasse no campo de batalha. Quando chegou lá encontrou somente corpos pelo chão.

Essa longa narrativa, não contada pelos livros dos reis, tem como contexto a guerra santa, aspecto comum na história de Israel, sobretudo na conquista da Terra Prometida. O povo combate em nome de Deus e é protegido por Ele.

Leia o texto completo de 2Crônicas 20

7623 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook