Uma janela sobre o mundo bíblico

Quais foram os companheiros de Paulo na fundação da comunidade de Filipos?



  • Pergunta de Tatiane , 15
  • 12059
  • 28/08/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Discípulo | Paulo |


A cidade foi fundada pelo rei Felipe II, da Mecedônia (359 – 336 antes de Cristo). Mais tarde, no ano 30 antes de Cristo, Otaviano mudou o seu nome para Colônia Julia Philippensis e logo depois, quando Otaviano obteve o título de “Augusto”, o nome mudou para Augusta Julia Philippensis.

No tempo de Paulo a cidade devia ser de tamanho médio, com uma população mixta. Graças a Lucas sabemos que lá morava Lídia, descrita como "comerciante de púrpura, da cidade de tiatira" (Atos 16,14). Ela "adora Deus". Trata-se de uma pagã que aceita o Deus único do judaísmo. O trabalho de Lídia era dirigida aos ricos, pois só eles possuíam roupas coloridas. Ela hospedou em sua casa, que devia ser grande, a comitiva de Paulo (Silas, Timóteo e, talvez, Lucas).

A história de Paulo em Filipos é contada por Lucas em Atos dos Apóstolos. Paulo tem uma desavença com Barnabé e toma consigo Timóteo. Também Silas faz parte da comitiva de Paulo e juntos serão jogados na prisão, depois que Paulo expulsa um demônio.

Talvez também Lucas tenha feito parte do grupo que chegou a Filipos. Isso não é claro, mas a hipótese se baseia na narração de Atos dos Apóstolos onde o autor usa a primeira pessoa do plural (“nós”), incluindo-se entre os protagonistas daquilo que lá aconteceu (Atos 16,11-18).

Ruínas de Filipos - Grécia

12059 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook