Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber onde está escrito na Bíblia sobre a passagem do Mar Morto.



  • Pergunta de adriane viana, cuiaba mt
  • 11539
  • 01/12/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel | Mar |


A história da passagem do povo pelo mar, que milagrosamente se abre, é contada no livro do Êxodo, exatamente no capítulo 15. A passagem, que tem uma forte índole simbólica, é uma etapa importante na formação do povo de Deus. Depois de terem sido liberados da opressão no Egito, eles são conduzidos por Deus, guiados por Moisés, para a Terra Prometida. Passar pelo mar, pela água, significa purificar-se, começar uma vida nova. É uma pré-figura do batismo.

Você confundiu o nome do mar em questão. O Mar onde normalmente se pensa que esse fato aconteceu é dito Mar Vermelho. Trata-se de mar aberto, mais exatamente uma perna de mar que separa a Arábia Saudita do continente africano. O Mar Morto (foto ao lado), invés, é um lago salgado, sem ligação com o mar. Este último se encontra na fronteira entre Israel e Jordânia, próximo a Jericó. Nele desemboca o Rio Jordão. É dito "morto" porque não existe vida. A sua água é tão salgada que nada nele sobrevive. Por causa da grande quantidade de sal, a água é muito densa e os corpos não afundam .

A respeito das várias hipóteses da localização da passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, não deixe de ler outra resposta inserida aqui no site, há algum tempo atrás.

11539 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook