Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual livro conta a história da igreja primitiva?



  • Pergunta de Jeniffer Aparecida Venâncio, Cordeirópolis
  • 9887
  • 02/12/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Igrejas |


Todos os livros do Novo Testamento, alguns de forma mais explícita e outros menos, contam como nasceu a Igreja, a história da igreja primitiva. Os evangelhos, que em si contam a história de Jesus, na verdade foram escritos cerca de 50 anos depois que Jesus morreu e neles podemos descobrir já indícios de como as primeiras comunidades viviam. Também as cartas de Paulo mostram o Apóstolo missionário em diversos pontos onde a Igreja começa a nascer e a crescer, sobretudo entre os gentios, ou seja, entre os povos que não eram judeus.

O livro mais narrativo, que acredito satisfaça de modo mais direto a sua pergunta, sobre a Igreja Primitiva é o Atos dos Apóstolos, que foi escrito pelo mesmo autor do terceiro evangelho, Lucas. Lucas não conheceu Jesus. Descobriu Jesus através das pregações de Paulo e decidiu pesquisar sobre a sua vida. Continuou a narração do evangelho em Atos dos Apóstolos, contando como foi o início da Igreja.

Essas indicações valem para os livros bíblicos. Se você tiver interesse mais profundo, deveria pesquisar entre os livros extra bíblicos. Há por exemplo o célebre escrito de Eusébio de Cesaréia, que escreveu no IV século a História Eclesiástica, contando a história da Igreja desde os primórdios até o tempo do Imperador Constantino. É um texto clássico e difícil de encontrar nas livrarias. Nesse link você encontra uma versão eletrônica do texto.

9887 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook