Uma janela sobre o mundo bíblico

Como Noé ficou bêbado com uvas, e, se ele "ficou", como sabia as composições para a mistura do vinho fermentado?



  • Pergunta de Tiago Gonçalves Queiroz, São Paulo
  • 32647
  • 08/12/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Vinho | Noé |


O episódio que você menciona aparece em Gênesis 9,18-27. É uma narração que traz notícias sobre a genealogia de Noé, que fala sobre seus descendentes: Sem, Cam e Jafé. O objetivo central é falar mal de Cam, um dos filhos de Noé, que é o pai dos cananeus, o pai de Canaã, inimigos de Israel. Enquanto os outros filhos "cobrem a nudez" do pai, Cam invés não. Isso acontece enquanto Noé estava embriagado. Cam, não mostrando respeito pela nudez do pai, comete um grande pecado e isso, na prática, justifica a sua inimizade com o povo de Deus.

Portanto o cerne da mensagem nesse texto bíblico não é a questão do vinho. Se tomamos esse texto para justificar nossas posições em relação ao uso ou não uso de bebidas alcóolicas estamos manipulando o texto de acordo com nossos interesses.

Como já mostrado aqui no site, o vinho, no contexto bíblico, era muito comum e não era proibido. Não existe nem mesmo um problema relativo à fermentação, que é um processo natural e não necessita de conhecimentos extraordinários. O vinho era sempre fermentado! O suco de uva dura pouco; após alguns dias começa a fermentar e se torna alcóolico. Por outro lado, há também vários textos que chamam a atenção em relação ao uso exagerado do vinho (veja Provérbios 20,1).

Cabe a cada um dar espaço à sabedoria que ajuda a discernir e viver com sobriedade.

32647 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook