Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber o que quer dizer ira futura.



  • Pergunta de Iranise , Duque de Caxias
  • 5531
  • 20/09/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Ira |


São inúmeros as passagens que falam da ira de Deus. Veja abaixo essa lista:

* Números 22,22: E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
* Deuteronômio 6,15: Porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
* Deuteronômio 9,7: Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste à ira ao SENHOR teu Deus no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o SENHOR;
* Josué 23,16: Quando transgredirdes a aliança do SENHOR vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do SENHOR sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu.
* Juízes 2,12: E deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o SENHOR à ira.
* 2 Samuel 6,7: Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
* 1 Reis 22,54: E serviu a Baal, e adorou-o, e provocou a ira do SENHOR Deus de Israel, conforme a tudo quanto fizera seu pai.
* 2 Crônicas 30,8: Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
* Esdras 5,12: Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para Babilônia.
* Esdras 8,22: Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo, A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
* Jó 4,9: Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem.
* Salmos 85,4: Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós.
* Ezequiel 7,8: Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
* Jonas 3,9: Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
* Naum 1,2: O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.
* João 3,36: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
* Romanos 1,18 :Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
* Romanos 2,5: Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
* Romanos 3,5: E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
* Ephesians 5,6: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
* Colossences 3,6: Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
* Apocalipse 15,1: E vi outro grande e admirável sinal no céu, sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.

Nós sabemos que Deus é um Deus da Aliança primeiro com Israel e depois com toda a humanidade. Aliança significa sempre duas partes. A “ira de Deus” é, primeiro de tudo, um modo antropomórfico para descrever o que acontece quando Israel, e a humanidade em geral, não cumpre o seu compromisso e abandona YHWH, o Senhor. A “ira” de Deus se faz presente, condena a atitude humana. De fato o termo tem muito a ver com juízo e este com a escatologia, com o juízo final. Os autores sagrados encontraram esse modo humano para descrever o comportamento divino diante das pessoas que não seguem a Lei, que não obedecem os preceitos. A ira de Deus se manifestará sobretudo nos últimos tempos e talvez, nesse sentido, é ira futura. Trata-se da “ira” de um juiz que administra a justiça.

A palavra “ira”, em hebraico é o mesmo termo usado para “face”, “nariz”. Portanto “ira” tem a ver com “presença de Deus”, com “estar face-a-face” com Deus. Deus, de fato, julga as nossas ações. Contudo, prestemos atenção: Deus não é um ser humano e não potemos atribuir a ele as fraquezas humanas. Por isso, a “ira de Deus”, conforme descrive a Bíblia, nunca é uma coisa arrogante, moralmente ignóbil, desenfreada, irritável, como acontece com a ira humana. A ira divina se manifesta somente quando se trata de uma reação justa em relação ao comportamento humano errôneo.

Talvez seria melhor usar o termo “indignação”, pois a palavra “ira” é cheia de conceito negativo e quando ouvimos falar em “ira de Deus” cresce automaticamente, dentro de nós, uma idéia de rejeição dessa teologia, que invés é muito presente em toda a Bíblia.

5531 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook